CONFIRA COMO FOI A PARTICIPAÇÃO DO SEGUE-ME NO DNJ JUNTO A JUVENTUDE ARQUIDIOCESANA DE MACEIÓ
No intuito de oportunizar a mobilização da juventude através da construção de espaços de participação, todos os anos realiza-se o Dia Nacional da Juventude (DNJ). Este evento acontece em todos os estados brasileiros, reunindo diversas expressões e movimentos juvenis, dentre eles o Segue-me.
Em Maceió, o DNJ aconteceu no dia 29 de setembro e recebeu em média 900 pessoas, jovens e adultos vindos da capital e do interior, sendo 30% dos presentes Seguidores – segundo as informações do Setor Juventude. A celebração aconteceu no ginásio de esporte do Colégio Nossa Senhora do Amparo e o Segue-me ficou responsável pela apresentação do evento.
O tema nacional proposto este ano foi “Juventude e Políticas Públicas: uma história nos chama à civilização amor”, com o lema “Eu vim para que todos tenham vida” (Jo 10,10).
Para que nesse grande dia tudo ocorresse da melhor maneira, muitas habilidades e esforços foram somados. Nas palavras do Conselheiro Arquidiocesano e membro do Setor Juventude, Luiz Calheiros, “os preparativos começaram com meses de antecedência, iniciando pela divisão das atribuições de cada movimento e em seguida pela discussão dos detalhes de como seria o dia do evento. É importante frisar que o DNJ unifica a nossa juventude maceioense, trazendo a integração entre os movimentos e grupos”.
A programação incluiu momentos de louvor, pregação, adoração, confissões e Santa Missa, proporcionando experiências únicas para os participantes. Pela manhã, a pregação foi ministrada por Fábio Alexandre, da Comunidade Herdeiros da Graça, que também animou o evento com louvor. No turno da tarde, realizou-se a pregação de Igor Felix, e mais momentos de louvor com a condução da Comunidade Demúvi e Yuri Costa.
A experiência vivida por um seguidor
Filipe França, representante do Segue-me no Setor Juventude, esteve presente no DNJ e conta o quanto foi tocado pela mensagem deixada por Fábio Alexandre, a qual provocou a reflexão de todos sobre as decisões diárias de seguir Deus e servir na Igreja ou optar por seguir as coisas do mundo. Além disso, o jovem ressalta os fortes momentos de oração e meditação vividos no evento e tece elogios aos ministérios de música e à dupla de músicos católicos alagoanos que se apresentaram neste dia.
Ainda, continuou: “É um dia muito especial para todos nós jovens católicos, um dia para exaltarmos toda nossa juventude e fervor que nós temos em seguir a Jesus. Quem não foi para o DNJ desse ano perdeu uma das melhores edições; e para quem ainda não conhece o evento está deixando de lado um dos maiores eventos da arquidiocese voltado unicamente para a juventude, um momento de unidade entre todos os movimentos e grupos jovens da Arquidiocese de Maceió em que proclamamos nosso amor por Deus”.
Nesse mesmo espírito, vale recordar a frase de São João Paulo II, que com o coração cheio de amor aos jovens refletiu sobre o relacionamento entre igreja e juventude da seguinte maneira: “A igreja só será jovem quando o jovem for igreja”. A construção da frase é simples, mas sua mensagem é ousada. Atribui ao jovem a responsabilidade de ser um cristão atuante, de exercer na igreja o seu papel, sua vocação, trazendo consigo o brilho, energia, linguagem e criatividade próprias da idade. Que o DNJ esse ano consiga cumprir em cada localidade a missão de avivar a chama missionária no coração dos jovens.
Novidade no DNJ 2019
Além do evento trazer pregações com características mais carismáticas, com fortes experiências de oração, podemos dizer que uma outra novidade também chamou atenção daqueles que participaram do momento, foi o chamado Aconselhamento.
Sob a responsabilidade das Novas Comunidades, o Aconselhamento foi incluído na programação do evento pela primeira vez este ano. Consiste em oportunizar um ambiente reservado, disponível para aqueles que quisessem receber uma ajuda espiritual, um direcionamento sobre a situação que estava passando na vida.
As pessoas interessadas em receber essa ajuda foram ouvidas individualmente por voluntários preparados para exercer esse papel, sendo guardado o devido sigilo sobre tudo que foi compartilhado.
Aproveite para conferir esse e outros detalhes de como foi o DNJ em Maceió através do vídeo abaixo feito pela Pastoral da Comunicação (PASCOM), que de pertinho acompanhou todo o evento.