O movimento contou com mais um evento para comemorar os seus 40 anos

Na última sexta-feira, 04, centenas de seguidores assistiram com fervor a uma homenagem feita pelo Senado Federal. Seguidores de diversos cantos do país, seja pela TV Senado, seja sentados nas bancadas juntos aos senadores, puderam ver, em Sessão Especial, a relevância do movimento que nasceu no coração do país em 1979. Estiveram reunidos, na sessão, senadores, membros do Conselho Arquidiocesano do Segue-me de Brasília e do Conselho Nacional do Segue-me (CNS). O momento emocionante foi aberto a todos e contou também com a presença de aproximadamente 100 seguidores.

O evento foi idealizado pelo Senador Izalci Lucas, que é pai de um seguidor de Brasília. Ele não pôde estar presente, mas enviou uma mensagem por vídeo. “Vida longa ao Segue-me e que Deus continue abençoando todos os seguidores”, disse o senador Izalci Lucas (PSDB-DF. O senador Paulo Paim, então, foi quem presidiu a sessão. Na ocasião, fizeram parte da mesa: O padre Getúlio Alencar (Pároco da Arquidiocese de Brasília e Auxiliar do Segue-me), Cássia Dantas (Coordenadora Jovem do Segue-me na Arquidiocese de Brasília), Sérgio Fernandes Ferreira (representando os seguidores de Brasília), Padre Ghibauldo Orestes (Diretor Espiritual do Segue-me de Brasília), Pedro Henrique Modesto (Coordenador Geral do CNS) e Márcio Rossi (Coordenador de casais do Segue-me na Arquidiocese de Brasília).

O momento foi marcado por presença e homenagens especiais. Da bancada, parlamentares e inúmeros seguidores de Brasília acompanharam a sessão. Destacam-se as figuras de Kildare Araújo Meira (representando o Governo do Distrito Federal, o Chefe da Unidade de Assuntos Religiosos do Gabinete do Governador), Ivone Fernandes Ferreira (esposa do Senador Izalci Lucas), Maria Aparecida Gasques Rossi (Coordenadora do Segue-me) e de Bruno Leopoldo e Camila Nepomuceno Araújo (representando a Banda dos Violeiros do Segue-me).

Segundo o Conselho Arquidiocesano de Brasília, a sessão estava agendada há mais de três meses, quando começaram os preparativos. A jovem coordenadora do Segue-me Brasília, Cássia Dantas, destacou em seu pronunciamento o que o movimento representa a sociedade. “É preciso falar do amor de Deus para juventude. O Segue-me chegou à área rural, periferia, áreas de extrema urgência”. Muito emocionada em sua fala, a jovem destacou: “Só temos a agradecer a todos que se dispõem a levar o Segue-me a todos os lugares”.

O coordenador-geral do Segue-me Brasil, Pedro Henrique Modesto, definiu o movimento como “um batalhão de amor”, que dá às pessoas a oportunidade de ter momentos de intimidade com Deus, compreender melhor a família e aceitar sem julgamentos. Além de citar os objetivos do movimento, Pedro explicou que “O seguidor compreende que é possível estar em qualquer ambiente, desde que entenda o livre-arbítrio no modo mais prático: tudo é permitido, mas nem tudo nos convém”.

Sobre a homenagem recebida, representando os seguidores, Sérgio Fernandes destacou: “A realização da homenagem aos 40 anos do Segue-me foi muito especial para mim. Como seguidor, não tenho dúvida de que o movimento contribuiu muito para a minha formação como pessoa e estar presente e com a oportunidade de falar pelos jovens para todo o Brasil sobre o movimento foi muito emocionante. E, sem dúvidas, o mais especial foi poder reconhecer o quão importante é o trabalho voluntário de todos os seguidores, pessoas que abrem mão do seu momento de descanso ou lazer para se dedicarem ao movimento e servir ao próximo. Com certeza, foi uma homenagem mais do que merecida para todos os seguidores do Brasil”. Na oportunidade, Sérgio homenageou o Diretor Espiritual do Segue-me na Arquidiocese de Brasília,  o padre Ghibauldo Orestes, que completou 101 anos em 2019. “Nosso padre Orestes é considerado um ícone por todos os jovens do Segue-me. Ele abriu mão de sua herança e sua cidadania na Itália para se dedicar à vida sacerdotal e de doação aos trabalhos ligados à Juventude em nosso país. Nossa gratidão e nosso afeto pelo exemplo de amor e compaixão”, disse.

Padre Orestes também foi homenageado pelo pároco da Arquidiocese de Brasília e auxiliar do Segue-me, padre Getúlio Alencar. “Quem precisa de Deus somos nós. Ninguém pratica religião para fazer favor a Deus. O Segue-me não é uma obrigação. A mensagem é: pratique a religião se a religião o torna feliz. Se não o faz feliz, não pratique”, explicou o padre, que agradeceu as homenagens. O senador Paim também destacou a importância do Padre Orestes “Minhas mais elevadas e sinceras homenagens ao Padre Orestes”, disse o senador.

Em seu discurso, o Padre Orestes foi aplaudido de pé. Ele que começou com: “O que vou dizer? Agradecido”. Ele destacou a importância de que o jovem seja feliz. “Deus não precisa de ninguém. É tempo de parar e entender que não temos a obrigação de praticar a religião, só se formos felizes, Tchau!”, encerrou o diretor espiritual.

Padre Orestes, Diretor Espiritual do Segue-me de Brasília

Outras pessoas também foram homenageadas pela mesa:

  • Sávio Bittencourt e Ariana de Fátima: O casal representante de todos os jovens, que através do movimento Segue-me, se conheceram e foram chamados à vocação,
  • Padre Luiz Gustavo , Alessandro Meira de Araújo e Jackeline Meira: Em nome do Representante dos jovens vocacionados,
  • Douglas Negrão : Jovem seguidor da Paróquia Imaculado Coração de Maria e membro do Conselho Arquidiocesano,
  • Danilo Medeiros: Representante dos jovens líderes, que dedicam suas vidas e oração a Deus e servem dentro do movimento em suas paróquias como Dirigentes e demais funções,
  • Sanay Mota : Representante das jovens que desenham papel de líderes em suas comunidades,
  • Rhaniel da Silva Santana: Jovem Secretário do Conselho Nacional do Segue-me
  • Gilvan Tavares : Representando a jovem Daniela Maria, que não está mais entre nós, e que deu seu sim em tantas missões, levando Cristo a jovens de outros estados.

Como parte do tributo, a contadora de histórias Nyedja Gennari declamou um texto pontuando a história do movimento e seus feitos. “Continuem a semear a palavra de Deus e o amor de Cristo”, desejou ela.  Encerrando a sessão, Paulo Paim reforçou: “O futuro do Brasil está nas mãos de vocês. Este país tem tudo para dar certo. Vamos acreditar cada vez mais no Brasil, na democracia, na liberdade e na justiça. Vamos deixar de lado a palavra ódio e vamos cultuar e defender com força, coragem e carinho a palavra amor. Cristo fez isso. Vida longa ao povo Brasileiro!”. A solenidade durou pouco mais de 1h30 e foi encerrada com o Hino e a Oração do Seguidor.

Quer assistir à Sessão Especial de Homenagem aos 40 anos do nosso movimento? Está disponível no Youtube:

Fontes:

1- https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/10/04/senado-faz-homenagem-a-movimento-de-jovens-segue-me

2- https://seguemebrasilia.com.br/segue-me-recebe-homenagem-do-senado/

 

Andra Martins Ribeiro

Diocese de Porto Nacional – TO