No pequeno povoado italiano chamado Riese, em 1835 nasceu um homem que ao longo dos anos se tornaria uma figura inspiradora para a Igreja Católica e para todos os que buscam viver uma vida de fé e caridade. Giuseppe Melchiorre Sarto, conhecido como São Pio X, trilhou um caminho marcado pela simplicidade e pela busca incansável pela Verdade.

Desde jovem, São Pio X teve o apoio de sua mãe e abraçou a vocação religiosa. Após se tornar padre, assumiu posições como vigário, pároco, cônego, bispo de Mantua e cardeal de Veneza, por fim, foi nomeado Papa. Sua trajetória de vida foi pontuada por mudanças significativas dentro da igreja, ele deu início a redação do Código de Direito Canônico, quebrou o protocolo permitindo a entrada de visitantes no refeitório papal, promoveu o canto gregoriano nas celebrações, e explicou a fé para os leigos ao escrever o livro de Catecismo adotado na Itália.

No dia 21 de agosto, a Igreja celebra São Pio X, seu pontificado teve como lema uma exortação da Carta aos Efésios:  Instaurare omnia in Christo. Na prática isso se traduziu na sua forma de viver, colocando Cristo em todas as coisas, refletindo a riqueza de seu coração ao levar o amor de Jesus para as pessoas.

O Papa também nutria uma verdadeira devoção à Eucaristia, ele incentivou os fiéis a comungarem diariamente e estimulou o avanço da idade para primeira comunhão em torno dos 7 anos. Esse seu amor o levou a ser chamado carinhosamente de “papa da Eucaristia”, e seu desejo era que todos os cristãos pudessem experimentar a presença de Cristo na Santa Hóstia Consagrada.

“Nasci pobre, vivi na pobreza e quero morrer pobre.” Essas palavras escritas em seu testamento ressoam como um mantra presente em sua trajetória. Sua decisão de viver uma vida simples, em consonância com as palavras de Cristo, é um testemunho poderoso de sua busca para alcançar o céu.

Hoje, São Pio X continua a ser uma fonte de inspiração, nos incentiva a buscar uma relação mais profunda com Jesus Eucarístico. Sua vida nos registra que a santidade não está fora do alcance, mas pode ser encontrada nas ações entregues ao amor, serviço e humildade.

Roguemos a São Pio X, que ele continue a interceder por nós nessa caminhada de fé, simplicidade e amor ao próximo, seguindo os passos de Cristo com coragem e dedicação. Que seu legado nos lembre que a verdadeira grandeza reside na humildade e na capacidade de amar colocando Cristo nas entranhas de tudo, assim como ele fez ao longo de sua jornada notável.

 

Savina Camelo

Paróquia Santa Catarina Labouré

Arquidiocese de Maceió-AL

 

Referências:

IGREJA celebra no dia 21 de agosto São Pio X. Vatican News, 2020. Disponível em:<https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2020-08/igreja-celebra-no-dia-21-de-agosto-sao-pio-x-o-papa.html>. Acesso em 16 de ago. de 2023.

SÃO PIO X, o Papa camponês. Canção Nova, c2002-2023. Disponível em: https://santo.cancaonova.com/santo/sao-pio-x-o-papa-campones/>. Acesso em 16 de ago. de 2023