Chegamos ao fim de mais um ano e apesar de muitas dificuldades devido a pandemia da COVID-19, 2021 foi um ano de esperanças!

Hoje é a última quinta feira do ano e nada mais justo do que fazer essa retrospectiva sob a forma de #TBT (Throwback Thursday), aquele dia de relembrar tudo que aconteceu em 2021 no nosso Movimento, trabalhos, eventos e tudo que as 24 (Arqui)Dioceses presentes no Conselho fizeram em suas paróquias e todas as expectativas do Conselho Nacional do Segue-me (CNS) para o Movimento no ano que vem.

Vamos lá…

Como não começar essa retrospectiva sem falar que em Janeiro tivemos as primeiras doses de esperança contra a pandemia. As vacinas chegaram e durante o ano algumas coisas voltaram a ser possíveis, como rever aqueles que ficaram distantes por tanto tempo!

E junto a isso, em Fevereiro o Instagram do Segue-me Brasil fez uma postagem sobre ESPERANÇA, depois de quase 1 ano de pandemia, o post nos fez refletir sobre o futuro, sobre ter esperança de que dias melhores iriam chegar. Hoje são pouco mais de 65% da população brasileira com a imunização completa, mas lembrando que essa luta ainda não acabou, precisamos continuar nos cuidando e cuidando do próximo.

Em Março tivemos o texto com a maior visualização do ano nesse site… “AFINAL, O QUE É SER SEGUIDOR?” um texto mega divertido que fez todos rirem e se identificarem com cada depoimento de seguidores de diversos cantos do Brasil. Se você perdeu essa postagem clica aqui para ler.

AFINAL, O QUE É SER SEGUIDOR?

A 1ª Assembleia Nacional do Segue-me 100% online aconteceu em Abril iniciando a Unificação do Documento da 2ª Etapa do Segue-me, ao todo foram 5 assembleias com 6 pastas finalizadas do Documento. Após as assembleias a Equipe de Comunicação Nacional trabalhou duro para deixar tudo informado para os seguidores do país, tivemos entrevistas com membros do CNS e membros de algumas (Arqui)Dioceses, e um game super divertido, que aconteceu em maio.

Para quem perdeu é só acessar o canal do Segue-me Brasil no YouTube.

https://www.youtube.com/channel/UCk8ECGGk6tGVdlap55geO0g/videos

As lives continuam acontecendo nas redes sociais das (Arqui)Dioceses. Em Julho tivemos alguns arraiás como a 2ª edição do Arraiá do Seguidor Dendi Casa realizada pelo Segue-me de Natal/ RN e o “Arraiá dos Mió Seguidor” realizada pelo Segue-me de Planaltina /DF. Além de pós encontros virtuais, como o Luau Jovem, parceria do Segue-me de Park Way (DF) com o grupo jovem Totus Tuus.

Também em Julho aconteceu o “Canta Seguidor” promovido pelo Conselho Arquidiocesano do Segue-me da Arquidiocese de Brasília. O evento online contou com inscrições de seguidores de todo o Brasil e você pode conferir os detalhes dessa competição no texto desse site e no Instagram da Arquidiocese (@seguemebrasiliaoficial).

Canta Seguidor

E com o avanço da vacinação nos foi permitido vivenciar novamente pós encontros presenciais, como foi no Segue-me Village e Segue-me Sta. Catarina Labouré em Maceió/AL, no Segue-me Satélite e Segue-me Ponta Negra em Natal/RN e no Segue-me Valença em Três Rios/RJ.

Outubro foi marcado pela 1ª edição do Minicongresso Eucarístico do Segue-me realizado pela Diocese de Anápolis com o tema “Coragem, eu venci o mundo”.

Para encerrar o ano, no início de Dezembro aconteceu a última Assembleia Nacional e a Caravana Segue-me em Natal/RN, reunindo vários seguidores com o objetivo de levar muito mais que alimento para famílias carentes de cidades vizinhas.

 

E para 2022, quais são as expectativas dos membros do Conselho Nacional?

Os tios Ângelo e Luzia e os jovens Pedro Modesto e Hengrid Figueredo nos contaram que a expectativa de realizar a Assembleia presencial em Camaçari/BA está alta e também para a volta dos encontros, que seja com um número reduzido de pessoas, em espaço amplo e, claro, seguindo todas as medidas necessárias de prevenção contra a Covid19.

Os primos ainda falaram que a maior dificuldade dessa volta ao presencial seria como resgatar e motivar os jovens que acabaram se perdendo durante esse período, mas que o AMOR PELO MOVIMENTO é a principal chave para o retorno!

 

Que em 2022 possamos estar mais próximos uns dos outros, que Jesus, Maria e José continuem abençoando nosso Movimento Segue-me e que o AMOR prevaleça!

 

Bruna Borges Bianchi

Santuário Basílica Nossa Senhora da Abadia

Arquidiocese de Uberaba (MG)