A Campanha da Fraternidade (CF) desse ano traz um assunto muito recorrente, principalmente nos últimos anos: a fome.

O objetivo da CF 2023 é sensibilizar a sociedade e a Igreja para enfrentarem o flagelo da fome, sofrido por uma multidão de irmãos e irmãs, por meio de compromissos que transformem esta realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo.

No evangelho de Mateus (Mt 14, 13-21) é possível ver não só a preocupação de Jesus em alimentar as pessoas, mas também em trazer alguns ensinamentos:

  • Devemos assumir a responsabilidade em ajudar os irmãos.
  • Mesmo tendo pouco, podemos multiplicar o que temos.
  • O valor da partilha que supera o individualismo.

A partir desses ensinamentos, podemos começar a imaginar um caminho que possamos seguir para atingir o objetivo de reduzir a fome. Para isso é necessário PERCEBER a situação do outro, PENSAR no que pode ser feito e AGIR com ações concretas para atingir o objetivo.

A percepção da situação do outro é o primeiro passo. Em nossa vida, às vezes, estamos preocupados com nossas atividades e trabalhos, deixando de ver situações que nos rodeiam o tempo todo e não percebemos aquele irmão, aquela família que passa por necessidade.

A vida de nós brasileiros não é fácil. A maioria vive com o que ganha, não sobrando nada no fim do mês e muitas vezes até falta. É por isso que é necessário refletir em como podemos ajudar aquela pessoa que passa fome. Pensar em mobilizar nossa comunidade, nossos amigos de escola ou colegas de trabalho é uma forma de fazer o pouco se tornar muito.

Após ver e refletir chega-se nas ações. Esse é o principal objetivo, que é aliviar a situação que aquela pessoa ou família está passando. O grande momento é poder participar em comunhão com essas pessoas, mostrando a elas que você se preocupa com suas dores.

Muitas pastorais nasceram por iniciativas simples e se tornaram marcos de amor e caridade. É importante a mobilização da juventude em prol da vida do próximo.

Juventude: Veja, Pense e Aja.

 

Marcelo Tavares Martins

Paróquia São Sebastião

Diocese de Valença

 

Referências

https://campanhas.cnbb.org.br/categoria/fraternidade/cf2023

https://anec.org.br/acao/campanha-da-fraternidade-2023/