Neste final de semana, 23 e 24 de fevereiro, em Brasília, foi realizada a primeira reunião presencial do Conselho Nacional do Segue-me. O momento contou com a participação de todos os membros da nova coordenação: Padre Valdir (Diretor espiritual), Camila Cunha e Pedro Modesto (Jovens coordenadores), Éden e Andressa (Casal coordenador), Rhaniel e Juliana (Jovens secretários) e Orenncy e Maria (Casal tesoureiro). A reunião teve como pauta principal a realização da 5ª Assembleia do Segue-me, que será em março, tendo como sede a cidade de Três Rios- RJ, pertencente à Diocese de Valença- RJ.
Na ocasião, os membros do CNS realizaram uma avaliação dos trabalhos desenvolvidos até 2018, sobretudo uma análise da caminhada do conselho nos últimos quatro anos. Nesse momento de avaliações, destacaram o II congresso do Segue-me, que aconteceu em Natal, no mês de outubro.
Outro ponto importante da reunião foi o estudo acerca do documento da II Etapa do Segue-me, temática a ser tratada na Assembleia Nacional. Padre Valdir, diretor espiritual do Segue-me, frisou que a elaboração desse documento, já iniciada em 2018, é uma das missões do CNS em 2019. Na oportunidade, Padre Valdir destaca outra meta do Conselho Nacional para este ano que é a elaboração de um documento normativo de orientações para realização de congressos. Outrossim, ele destaca a importância da formação contínua do Documento Nacional do Segue-me, realizada pelo CNS junto às (arqui)dioceses e , por sua vez, as (arqui)dioceses para com suas paróquias e com outras ramificações. A saber, o DNS caminha para ter a sua versão definitiva, uma vez que a fase de experimento e de adequações termina neste ano.
Padre Valdir se mostra esperançoso em relação a este ano: “Para nós do Conselho Nacional é uma alegria fazer parte dessa missão, sabemos dos desafios, mas nos colocamos sempre nas mãos do Senhor, é ele quem confirma, é ele quem nos envia, é ele quem nos conduz. Estamos todos no mesmo barco!” Ele finaliza o momento refletindo sobre o chamado de Deus aos seguidores:” Essa é a dinâmica do Segue-me: Sempre respondendo ao chamado de Jesus “Vem e Segue-me” e aqui podemos responder” Aqui estamos, Senhor, envia-nos”!
Ao término dessa primeira reunião presencial, os membros receberam da jovem Cássia, representando o Conselho Arquidiocesano de Brasília, alguns produtos comemorativos dos 40 anos do Segue-me em Brasília. “Todos esses são motivos de louvar e agradecer a Deus por este encontro que tem transformado vidas e que a cada dia tem ajudado os jovens a exercerem a sua missão na igreja, na sociedade e no desejo de fazer o que o nosso Senhor lhes pede” conclui Padre Valdir.