“A alegria do cristão, portanto, não é a emoção de um momento ou simples otimismo humano, mas a certeza de poder enfrentar cada situação sob o olhar amoroso de Deus, com a coragem e a força que vêm d’Ele”
Papa Francisco, Oração do Angelus na solenidade de Todos os Santos em 2021.
O Dia de Todos os Santos é uma grande e tradicional festa da Igreja Católica, essa celebração remete ao período da grande perseguição do imperador Diocleciano aos cristãos [1], a perseguição foi tamanha que não dava para contar quantas centenas de fiéis foram martirizados naquela época. Com isso a Igreja viu a necessidade de prestar alguma homenagem a estes fiéis martirizados.
Por isso, embora seja o dia de Todos os Santos, esta celebração é focada naqueles milhares de fiéis que viveram uma vida santa e que, por várias razões, não obtiveram um reconhecimento formal das virtudes que viveram.
Foi no Século VIII que o Papa Gregrório III instituiu que o Dia de Todos os Santos seria celebrado no dia 1 de novembro, e essa data não foi uma escolha qualquer, pelo contrário, é uma data muito simbólica. Naquela época a Igreja iniciava a catequização de vários povos pagãos, especialmente os de origem Celta.
Era tradição entre os povos Celtas celebrar no dia 31 de outubro a festa do “shamhain”, essa festa deu origem ao que hoje conhecemos como halloween, e logo no primeiro contato os católicos associaram aquela celebração a algo infernal, como que um culto as criaturas que ali se encontram.
Deste modo, se no dia 31 os pagãos celebravam as criaturas demoníacas, os cristãos respondiam no dia 1, celebrando o exato oposto, celebrando justamente aqueles que por viverem uma vida santa receberam o privilégio de habitar nos céus. E não termina por aí, pois no dia 02 de novembro a celebração continua, neste dia a Igreja celebra o dia de finados, isto é, aqueles fiéis que já estão salvos, porém primeiro precisam ser purificados.
Tudo isso é muito significado pois em uma pequena sequência de três dias podemos observar as possibilidades e consequências das nossas ações, pois de acordo com o modo que aqui vivemos e somos, devemos ser julgados e, alguns terão a graça de após a morte ir logo para junto de Deus, outros passarão primeiro pelo purgatório, e só após encontrarão Cristo, e infelizmente tantos outros não terão a mesma sorte.
Neste dia de Todos os Santos vejamos todos esses exemplos de santidade e nos inspiremos neles de modo a um dia quem sabe nos juntarmos nessa multidão, pois do contrário corremos o risco de ficarmos eternamente presos em um halloween muito mais aterrorizador que qualquer fantasia que já tenhamos visto.
Wallyson F. Lira
Paróquia Nossa Senhora das Dores
Diocese de Crato – CE
Notas
[1] ACI Digital: https://www.acidigital.com/noticias/hoje-e-celebrada-a-solenidade-de-todos-os-santos-35158