Sou completamente insuficiente para responder a essa pergunta. Sou insuficiente porque o nosso Movimento Segue-me não se resume a mim e às minhas experiências, mas se resume em nós. Então, mudo a pergunta: afinal, o que é ser seguidor para nós?

Como sou só uma, pedi ajuda de alguns seguidores espalhados por esse nosso Brasil para juntos tentarmos ser 1/23 de nós, Movimento Segue-me. Desde já, agradeço imensamente o SIM de cada um que compôs o 1/23 de nós por toda sinceridade, por suas belíssimas palavras, e principalmente, por me mostrarem que o nosso SIM vale a pena sempre!! Sendo assim…

Caro leitor(a)-seguidor(a), prepara o lenço e aproveite a leitura que irá te levar para uma viagem pelo Brasil-seguidor!

“Não valeu a pena”

Luigi Souza, jovem da Paróquia Imaculado Coração de Maria – Park Way da Arquidiocese de Brasília – DF, relatou que ingressar no Movimento em 2018 foi um divisor de águas em sua vida, porque, mediante a tudo que vivia na época, ele não parava para ter um momento com Cristo. Mas, depois do Moisés Segue-me, o Amor começou a fazer parte da sua vida. Então, ser seguidor, para ele, “é ser o anunciador das maravilhas que Deus opera todos os dias na nossa vida e quão grande é o seu Amor por nós”.

Hoje, Luigi está no segundo ano de formação presbiteral no Seminário Maior de Brasília, e agradece ao Movimento:

Se me perguntarem se valeu a pena fazer esse retiro, responderei com todas as letras que não valeu. Não valeu a pena, pois valeu a minha vida e se continuar fiel a Cristo, terá valido a minha salvação. Louvado seja Deus pela existência do Segue-me! (SOUZA, 2021)

“Dá-me coragem para realizar o que me pedes”

Diretamente da Paróquia Santa Catarina de Labouré da Arquidiocese de Maceió – AL, a jovem alagoana Manuella Loureiro diz que ser seguidor é “um ato de amor”. Uma frase curta, mas vasta de significado e responsabilidade. Se não fosse pelo sim dos amigos seguidores de Manu e da coragem que eles deram e dão a ela, talvez, ela não teria conhecido e se apaixonado pelos Santos Sacramentos da Igreja; não teria conhecido a intimidade com Deus, e nem faria ideia de que o Amor precisa ser amado. É seguidor(a)… Realmente, ser seguidor é um ato de amor que transcende o próprio ato de amar!

Seguidor e bom humor? Temos sim, senhor!

A forma como Gustavo Herminio, jovem da Paróquia São Francisco de Assis da Arquidiocese de Natal – RN, responde a nossa pergunta demonstra toda sua perseverança em querer ser seguidor, afinal, depois de tentar ingressar no Movimento por dois anos consecutivos, em 2014, ele conseguiu – mesmo quase acampando na paróquia para o chamado vir.

Com a objetividade do excelente físico que é, e o bom humor de um potiguar, Guga acredita que ser seguidor é “dar entrevistas inesperadas (risos). […] É estar pronto para servir, seguir e ir aonde os outros não vão” porque “o amor que o encontro mostra deve ser levado por todos cantos” como em “Mt 9,9[1] nos ensina a seguir o Senhor e servir aonde Ele nos enviar.”

As belezas do Monte Tabor

Ser seguidor é… “É me permitir ser transfigurada com Jesus, como no Monte Tabor. É compreender que a vida só faz sentido quando me coloco em serviço […], é sentir na pele a potência que um jovem pode ser quando escolhe caminhar com Cristo, não por mérito, mas por amor.” Assim, a jovem Amanda Aguiar da Paróquia Santa Teresinha – Cruzeiro Novo da Arquidiocese de Brasília – DF considera o Segue-me o seu Monte Tabor por Deus tê-la salvado, em várias situações, através do serviço que como ela mesmo disse “cura, […] mostrando que a vida só faz sentido servindo”. Então, sendo seguidora, ela contempla “as belezas do amor a Cristo”.

“Alegria que via nos sorrisos”

O jovem mineiro João Paulo Barbosa do Santuário Basílica Nossa Senhora da Abadia da Arquidiocese de Uberaba – MG, mesmo longe de casa, levou na mala duas coisas importantes: “a alegria que via nos sorrisos” de quem trabalhava no Segue-me e o espírito de serviço que ganhou no Movimento. Isso, inspirou-o a estar a serviço também da Renovação Carismática Católica.

Então, para o JP, ser seguidor é:

ser coerente com a nossa fé! […] Precisamos ser coerentes como seguidores e conhecer nossa fé, conhecer nossa Igreja e conhecer mais e mais o nosso Deus! Não adianta nada termos os olhos para as coisas humanas, do mundo, momentos, se não temos olhos para as coisas de Deus! Isso é ser seguidor!! (BARBOSA, 2021)

“Sou jovem, sou fruto do Amor”

Quem não leu cantando, volta e leia até cantar hahaha!  Porque seguidora que canta merece uma seção com letra de música, não é? Enfim…

A jovem mato-grossense Eloiza Santos da Paróquia Nossa Senhora da Guia da Arquidiocese de Cuiabá – MT usa seu dom para a música cantando louvores a Deus. Com tanta gratidão no coração pelos dons que Ele a concedeu, ela fala que ser seguidor é “ser discípulo, é ser pescador de almas para Cristo, é ajudar as pessoas a conhecerem o Amor pois somos seguidores, somos frutos do Amor de Deus”.

“Dizer sim ao plano de Deus”

Os recém-[recém mesmo]-casados, então, recém [recém mesmo] tios do Segue-me, Tia Rebecca e Tio Macário da Paróquia Maria Auxiliadora – Arniqueiras da Arquidiocese de Brasília – DF estão no Movimento desde 2011, quando deram cada um seu sim individual para seguir a Cristo. Depois de várias transformações e essenciais amizades de fé, eles decidiram seguir a Cristo de mãos dadas, dando um sim uníssono aos planos de Deus. Então, para eles, ser seguidor é “estar sempre aberto ao plano de Deus, poder contar com amigos incríveis, amar Maria e evangelizar com amor”.

“A missão de mudar o mundo”

O jovem William Danilo da Paróquia São Francisco de Assis da Arquidiocese de Natal – RN realmente ajudou a mudar o nosso mundo Segue-me!! Se hoje o nosso Movimento é unificado e nacional é graças ao SIM desse jovem e de todos os outros seguidores que fizeram isso acontecer junto com ele. O nosso MUITO OBRIGADO!

Com a digital do Segue-me enraizada em si, William conta que ser seguidor é “ter um coração aberto para receber a missão de mudar o mundo e ter em si o desejo de partilhar com os irmãos a graça que é pertencer a Cristo. […] Ser seguidor é estar renovado e viver em abundância a verdadeira fé.”

Amor à primeira vista

Ô, amor apaixonado!!

Bruna Borges [2], jovem mineira do Santuário Basílica Nossa Senhora da Abadia da Arquidiocese de Uberaba – MG, recebeu o chamado para dizer seu SIM ao Movimento no ano de 2015, quando teve “a experiência mais incrível da […] vida”, ou seja, “foi amor logo no primeiro dia.” Sendo uma seguidora apaixonada e amorosa que é, ela diz que ser seguidor é “ser família, amigo, é levar a palavra de Cristo àqueles que não a conhecem, é ser Igreja, é ser santo de calça jeans”.

“É seguir a Doce Virgem Maria”

Para o Henrique Azevedo, jovem da Paróquia Santa Catarina de Labouré da Arquidiocese de Maceió – AL, diz que:

ser seguidor é uma das missões mais especiais que tenho e sempre terei em minha vida. […] é colocar-se à inteira disposição de Deus, como assim diz em nossa oração; é ser um mero instrumento de Deus para que o amor Dele possa tocar o coração de todos que O adoram; é seguir o exemplo da Doce Virgem Maria, que viveu toda sua vida sendo a Serva do Senhor, permitindo que sempre fosse feita a vontade de Deus; é ser um santo fruto na vida de cada um que amamos; é entender que temos a grande responsabilidade de buscar a todo momento evangelizar, seja com falas, atos de carinho e amizade, caridades, com brincadeiras; é saber que o Segue-me é uma linda família composta por jovens, tios e diretores espirituais unidos em um só propósito: seguir o chamado de Deus e alcançar a santidade. (AZEVEDO, 2021)

É… O rapaz é um poeta! E realmente, às vezes a gente precisa de um empurrãozinho para conhecer o nosso Verdadeiro Amor! Ele entendeu que depois de se tornar seguidor a sua caminhada e seus “passos seriam muito mais cheios de amor”.

Isso é tudo pessoal!

Espero que todos os testemunhos aqui registrados sejam motivação para que vocês, leitores-seguidores, nunca percam a coragem de seguir e também não percam a audácia de dizer SIM para os planos de Deus. Afinal, ser seguidor é levar a Boa Nova de um jeito seguidor que só quem é seguidor sabe qual é  =)

Até a próxima

Um beijo no coração de cada um que leu até aqui!

 

Mariana Rodrigues

Paróquia Imaculado Coração de Maria – Park Way

Arquidiocese de Brasília – DF

 

Notas:

[1] “9 Ao passar, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: ‘Segue-me!’ Ele se levantou e seguiu-o.”

[2] Ao lerem o nome Borges, por favor, puxar o r, já que, segundo os mineiros da região, “o r tem que ser falado”.