Jovens, não tenhais medo de ser santos – São João Paulo II, o Santo Papa da juventude.

Karol Wojtyła, um menino polonês que, muito jovem,perdeu seus dois irmãos e sua mãe. Esse momento marcou muito a vida de Karol, pois seu pai, após a morte de sua mãe, confiou-o a Nossa Senhora lhe dizendo: “A partir de hoje, ela será sua Mãe”.

Essa devoção a Maria foi uma das grandes marcas de São João Paulo II. A frase “TOTUS TUUS (Sou todo teu), direcionada a Maria, foi um dos lemas de sua vida.

João Paulo II, desde antes de ser padre, até se tornar Papa, viveu em épocas marcadas de muita tensão no mundo, desde o nazismo até a Guerra Fria. Isso não o fez se intimidar. Pelo contrário, enfrentou as restrições desses regimes, levando a palavra de Deus e defendendo a paz.

Há tantos momentos que marcaram sua vida. São João Paulo II conseguia congregar muitos. Foi o Papa da misericórdia, da paz, das famílias, dos jovens, dos pecadores e do perdão. Essa última característica ficou muito marcada, pois, em 1983, o Papa foi até a cadeia onde estava preso o homem que quase tirou sua vida num atentado e o perdoou.

O Papa e a Divina Misericórdia de Deus. Em 2002, João Paulo II consagrou o mundo, de forma solene, à Divina Misericórdia. Naquele momento, ele disse: “É necessário transmitir ao mundo este fogo da misericórdia. Na misericórdia de Deus o mundo encontrará a paz, e o homem a felicidade!”.

Um dos maiores legados de São João Paulo II foi sua relação com a juventude. Foi com ele que se iniciou a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento que começou em 1986 e é realizado a cada 3 anos, reúne jovens de todo mundo.

Durante seu papado, em cada JMJ, os jovens tiveram grandes ensinamentos de São João Paulo II:

“Jovens, ‘recebestes o Espírito que, por adoção, vos torna filhos’ (Rm 8, 15). Não desperdiceis esta grande herança”

(Conclusão da  JMJ em Częstochowa, na Polônia – 15/08/1991)

“Ao conformarmos a nossa vida com a Sua, vivendo como Ele no amor, adquirimos a verdadeira liberdade para respondermos à nossa vocação. Isto às vezes pode exigir o heroísmo moral, que consiste em empenhar-se com coragem no seguimento de Cristo, com a certeza de que o Mestre nos indica o caminho da felicidade. É somente em nome de Cristo que se pode ir até ao extremo do amor, no dom e no desapego “

(Discurso aos jovens na JMJ em Paris – 21/08/1997)

“Jovens de todos os continentes, não tenhais medo de ser os santos do novo milênio!”

(Mensagem por ocasião da XV JMJ – 29/06/1999)

“Confirmai e aprofundai a vossa adesão à comunidade cristã a que pertenceis (…) o Papa acompanha-vos com afeto e, parafraseando uma afirmação de Santa Catarina de Sena, diz-vos: ‘Se fordes aquilo que deveis ser, pegareis fogo ao mundo inteiro!’”

(Missa de encerramento da JMJ no Jubileu do ano 2000, Roma – 20/08/2000)

Marcelo T Martins
Paróquia São Sebastião – Três Rios
Diocese de Valença

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *