“Lembramos especialmente aqueles que foram capazes de partir, deixar terra e família para que o Evangelho pudesse atingir sem demora e sem medo aqueles ângulos de aldeias e cidades onde tantas vidas estão sedentas de bênção. ”

Papa Francisco

No dia 24 de outubro de 2021, a Igreja celebra o Dia Mundial das Missões, e em um esforço coletivo de todas as igrejas católicas do mundo, faz gestos concretos com o objetivo de auxiliar a realização das missões católicas. Neste ano, o tema desta celebração é: “Jesus Cristo é missão” e o lema é: “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4, 20).

Diz-nos o Catecismo da Igreja que “o mandato missionário foi enviado por Deus às nações para ser ‘o sacramento universal da salvação’ ”. Ou seja, a Igreja, em virtude das exigências íntimas de sua própria catolicidade e obedecendo à ordem de seu fundador, esforça-se para anunciar o Evangelho a todos os homens[1]. A missão de divulgar o Evangelho foi instituída diretamente por Jesus[2], fazendo com que tenhamos a obrigação de espalhar a Palavra de Deus do melhor modo possível, seja em no trabalho, na faculdade ou em qualquer ciclo social que estivermos.

Com essa missão universal de evangelizar, nós, brasileiros, vivemos em uma situação muito confortável: nosso país tem uma população majoritária de católicos, e há relativamente poucos casos de intolerância religiosa contra cristãos aqui. Entretanto, em várias partes do mundo, a situação é bem diferente! Há dezenas de países em que o Cristianismo é duramente perseguido, e o simples fato de expor sua fé publicamente pode ser considerado crime[3]. Nessas condições, a população cristã diminui a ponto de milhões de pessoas viverem sem saber da existência de Cristo. Em países que há este tipo de perseguição, não se pode exigir que a própria população faça um grande movimento de evangelização, ou seja, é necessário que outras nações auxiliem nesse processo. Sendo a Igreja Universal, temos todos a responsabilidade de contribuir para a conversão dos países pagãos.

Com o objetivo de auxiliar as missões católicas, o Papa Pio XI[4] constituiu as Pontifícias Obras Missionárias, estimulando, assim, a expansão das missões, além da criação de outras novas. Para que todo o povo católico pudesse conhecer esse trabalho, o Papa Pio XI também instituiu o Dia Mundial das Missões. A primeira comemoração dessa data aconteceu em 1922, e desde então, a Igreja a celebra todos os anos no penúltimo domingo do mês de outubro, realizando ações que ajudem a arrecadar fundos para que o serviço missionário possa continuar acontecendo.

As missões são atividades que consomem muitos recursos, tantos recursos financeiros[5] quanto pessoais, os vocacionados a essa missão precisam, muitas vezes, deixar sua família, sua cultura, seu país, tudo isso para que Jesus possa ser conhecido.

Claro, nem todos temos esta vocação de maneira tão abandonada nos planos de Deus para nossa vida, mas sabemos, pelo testemunho de vida de Santa Teresinha, que a nossa vocação é o Amor. Por isso, empenhemo-nos para fazer com que a Verdade seja conhecida e o Amor seja amado.

 

Wallyson F. Lira

Paróquia Nossa Senhora das Dores

Diocese de Crato – CE

 

Notas:

[1] Catecismo da Igreja Católica. Parágrafo 849.

[2] Mc 16,15: “15 Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura”

[3] A Open Society Foundations, uma rede internacional de filantropia, faz um levantamento dos países em que há maior perseguição religiosa contra cristãos todos os anos. A lista destes países está disponível em: https://portasabertas.org.br/lista-mundial/paises-da-lista

[4] O Papa Pio XI foi um grande entusiasta do serviço missionário, e publicou uma encíclica chamada Rerum Ecclesiae disponível no site do Vaticano: https://www.vatican.va/content/pius-xi/es/encyclicals/documents/hf_p-xi_enc_19260228_rerum-ecclesiae.html

[5] No site das Pontifícias Obras Missionárias, existe uma prestação de conta em que mostra onde e com o que estes recursos financeiros estão sendo investidos, além das demais informações sobre o Dia Mundial das Missões. http://www.pom.org.br/campanha-missionaria-2021/