Novembro é um tempo especial de oração e lembrança. A Igreja nos convida a voltar o olhar para aquelas almas que já partiram, mas que ainda estão em processo de purificação. São as almas do purgatório, que esperam com esperança o momento de entrar plenamente na presença de Deus.
O purgatório é sinal da misericórdia divina. É o lugar onde as almas que morreram em amizade com Deus, mas ainda precisam ser purificadas, se preparam para a alegria eterna do Céu. Não é castigo, mas um tempo de amor e de cura.
Rezar por essas almas é um ato de fé, de amor e de comunhão. Elas já não podem rezar por si mesmas, mas contam com a intercessão da Igreja que peregrina aqui na Terra. Quando oferecemos orações, missas, jejuns ou pequenas renúncias por elas, vivemos a verdadeira comunhão dos santos, que une o Céu, a Terra e o purgatório no mesmo amor que vem de Cristo.
Cada prece por uma alma é um gesto de misericórdia. É um modo de dizer a Deus que acreditamos na vida eterna e na força da Sua graça. Ao rezar por elas, também somos transformados: nosso coração se torna mais compassivo, mais confiante e mais cheio de esperança.
Hoje, o Segue-me te convida a se unir nessa corrente de fé. Reserve um momento do seu dia, reze pelas almas do purgatório e peça a Deus que as acolha em Sua luz e lhes conceda o descanso eterno.
Que essa atitude de oração fortaleça em nós a certeza da vida eterna e o desejo de um dia nos unirmos a todos os santos na presença do Senhor.
BRUNA DOS REIS SOARES RABELO
PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO CARMO
DIOCESE DE ITUMBIARA/GO