“Eis me aqui, Senhor, a Tua disposição. O que queres de mim?”

Na última quinta-feira, 20 de agosto, foi realizada mais uma live no Instagram @seguemebrasil com o tema Vocação Familiar. O seguidor Matheus Bernardes (mbernardes_pereira) foi o entrevistador da vez, ele é da Diocese de Valença-RJ e faz parte da Equipe de Mídias do Segue-me Brasil.

Janaina Rocha e Ronan Ivo foram os entrevistados, o casal é da Arquidiocese de Brasília e nos contaram um pouco de sua história. Tia Jana (@janainarochaivo) é natural de Brasília, vem de uma família de berço católico e fez o Segue-me na Paróquia Nossa Senhora da Consolata em 1994, que na época o Diretor Espiritual era Padre Orestes. Tio Ronan ou “amorzão” (@rivo.2821) é natural de Passa Quatro- MG, assim como Tia Jana, também de berço católico e se mudou para Brasília em 2001 para fazer mestrado.

Matheus iniciou a live com uma reflexão sobre as vocações, nas quais nos ensinam que somos amados e escolhidos por Deus e continuou com uma frase do Papa Francisco aos casais: “Mesmo que o matrimônio possa preencher os cônjuges cristãos de alegria e de plenitude humana e espiritual, eles não devem jamais esquecer que são chamados, como pessoas e como casais, a caminhar sempre na fé, a caminhar na Igreja e com a Igreja, a caminhar na vida da santidade.”

O casal se conheceu em 2003 através de uma amiga em comum e se casaram 6 meses depois em 13 de maio de 2004 e tem dois filhos. Fizeram o ECC (Encontro de Casais com Cristo) em 2005, ajudaram em várias pastorais como dízimo, catequese, eventos sociais e comunicação, mas o Segue-me que é o grande propulsor do casal, como disse Matheus. Eles fizeram parte da equipe dirigente em 2015 e 2016, em 2017 foram dirigentes da 2ª etapa, no ano passado estavam na coordenação dos 40 Anos do Segue-me Brasília e hoje estão no Conselho Arquidiocesano de Brasília como casal tesoureiro.

Tia Jana contou que desde jovem tinha a preocupação de com quem iria se casar, “eu rezava que se fosse para minha felicidade eu quero continuar e formar minha família aqui dentro”, disse ela, e após ter conhecido Santa Teresinha do Menino Jesus e ter feito a novena, seu irmão lhe deu uma rosa e foi nesse momento que ela percebeu que sua graça seria atendida.

“A partir daí a gente passou por um profundo período de namoro no qual a gente se conheceu e nesse processo de conhecimento a gente quis sobretudo formar as bases, qual seria o tripé da nossa família.” – disse ela.

Esse tripé é formado por Amor, Sacrifício e Renúncia.

Matheus perguntou qual foi o primeiro trabalho dos tios na igreja como casal, tio Ronan respondeu que foi no Segue-me e que ele foi pela tia, pois ele sabia o quanto era importante para ela, e logo se apaixonou pelo movimento. Ele ainda contou que o mesmo preencheu-o de várias maneiras, ajudou-o a seguir na caminhada e foi um sinal de fé e família.

Ao questionar o que mais Deus toca na tia Janaina, ela disse “Deus é fiel, Deus quer pra você a santidade e ele traz pra você a vocação para qual você sempre foi preparado desde antes o seu nascimento. Quando eu falo que quando eu era jovem eu tinha esse anseio pra poder formar minha família dentro do seio da igreja sobretudo dentro do seio do segue-me, eu posso ver hoje que… existe uma oração que diz que: hoje eu agradeço pelas preces que eu fiz há 15, 20 anos atrás e minhas preces não param por ai. Essa confirmação de que Deus nos ama e de que quando estamos juntos com Ele, servindo a Ele, Ele vai cuidando da gente está aqui agora nesses dois (filhos).” Ela ainda afirma que fazem questão de levar os filhos aonde estiverem, são esses vínculos que mostram pra eles a importância de se fazer amizade calcada na fé, amizades que retratam o rosto de Cristo.

Como função de casal tesoureiro em meio a pandemia do Coronavírus tio Ronan disse que estão desesperados para encontrar todos, mas que tem tido um lado muito positivo como família, de passar mais tempo todos juntos em casa, e como esse período foi legal por mostrar que algumas pessoas que encontramos no meio da caminhada dentro do Segue-me se ausentaram ou estiveram presente, o quanto sentimos falta e quanto são importantes para nós e são nesses momentos que aproveitamos para estreitar os vínculos.

A tia Jana ainda contou como tiveram que se reinventar, “reunindo por lives, a gente tem buscado fazer com que o Segue-me em Brasília possa se movimentar a força desse batalhão de amor através da internet” contou ela.

“Nossa vocação: levar a santidade para o próximo e assim podemos ser santos junto com quem está ai. Seguir o chamado de Cristo.” -disse

Para os tios o maior desafio como casal é alcançar a santidade dia a dia, vencer os desafios diários; equilíbrio da vida e sobretudo enxergar a vontade de Deus e ver Ele em todas as coisas.

Ao final da live, Matheus pediu para que eles deixasse uma mensagem de esperança para os jovens e casais e tio Ronan disse “que a alegria do Senhor seja vossa força”, busquem a Deus e aproveitem as amizades do Segue-me pelos meios sociais, que tenhamos esperança e que no final isso estoure e inunde todo mundo e que o movimento volte mais forte.

Tia Jana completou a mensagem final e disse “Deus tem uma represa. Deus tem preparado pra você, tem te transformado em muita coisa boa é só você estar aberto pra tudo que Deus quer de você e Ele quer te dar vida em abundância (…) Se bater aquela depressão procure um amigo que te traga coisas boas, procure a Deus, se pega na oração, vem pro instagram e vem bater papo com a gente, trocar uma ideia e fazer com que a gente sempre possa enxergar o lado bom da vida, o lado bom de tanta coisa que deus tem preparado pra cada um de nós.”

Um exemplo de casal para muitos jovens e para outros casais, neles sentimos o amor de Deus por cada um de nós.

Se você perdeu essa conversa incrível corre no insta do Segue-me Brasil e confira, ou acesse o nosso canal no YouTube:

 

Bruna Borges Bianchi

Santuário Basílica Nossa Senhora da Abadia

Arquidiocese de Uberaba- MG