“Se quiserdes que a paz reine em vossas famílias e em vossa pátria, rezai todos os dias o Santo Rosário em família”.

São Pio X

 

No dia 27 de março o Conselho Nacional do Segue-me (CNS) organizou um momento de oração (Santo Terço), por meio de vídeo chamada virtual. Foi um momento em que além da participação do Conselho Nacional, houve também a participação de todos os Conselhos (Arqui)diocesanos, demonstrando a unidade de todo o Movimento.

A ideia surgiu da coordenação do CNS que quando partilhada, logo recebeu apoio dos demais membros. Camilla Cunha, jovem coordenadora do Conselho, relatou que a ideia nasceu diante das dificuldades do momento, onde as pessoas do nosso país tanto vem sofrendo com esta pandemia. 

“A única forma de passarmos por isso é por meio da oração, com confiança, esperança e entrega a Deus”, relata Camilla.

Foi a primeira vez que o CNS se reuniu para realizar um momento como este, que não poderia ter acontecido de forma mais oportuna. Atualmente nosso país passa por uma fase considerada extremamente dramática com a pandemia pelo Coronavírus, pois, muitas pessoas morrem diariamente e outras centenas ficam doentes, além do desemprego que também afetam os lares. A dificuldade que todos, do mundo inteiro sem exceção, enfrentam, traz também a Unidade e a união entre os povos, demonstrada por meio da Oração e da Fé, para fortalecermos e superarmos esta fase.

O Santo Terço é uma oração muito tradicional dentro da Igreja, foi um presente de Deus. Por meio de Maria, a mãe de Jesus, que revelou a São Domingos de Gusmão essa linda oração. Revelação esta, que aconteceu em 1924, quando na Europa disseminavam várias heresias que afastavam as pessoas da verdadeira fé.

As promessas do Terço foram reforçadas na aparição de Nossa Senhora, em Fátima. Mas apesar das centenas de Santos da Igreja que sempre falaram em defesa do Terço, ele vem perdendo forças, e atualmente muitos católicos não possuem o hábito de rezá-lo. Por isso, iniciativas como essa do CNS são extremamente valiosas, pois, divulgam e fazem crescer essa preciosíssima oração.

 

Wallyson F. Lira

Paróquia Nossa Senhora das Dores

Diocese de Crato – CE

 

Referências:

https://arqbrasilia.com.br/sao-domingos-e-o-rosario/