O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens. Muitas das vezes, o câncer de próstata ou neoplasia de próstata é silenciosa ou tem sintomas que se confundem com outras doenças.

De acordo com o instituto Nacional do Câncer – INCA, nesse ano de 2022 são esperados em torno de 65.000 novos casos desse tipo de câncer. A grande dica para nós homens é a prevenção. As chances de cura, caso seja descoberto em fase inicial, chega a 90%.

Apesar de grandes chances de cura, a taxa de mortalidade em função do câncer de próstata subiu 10% nos últimos 5 anos. Isso revela que os homens ainda deixam de se cuidar.

Infelizmente ainda existe muito preconceito, muitos relativos a um dos exames de prevenção, que é o toque retal. Outro fator é cultural, muitos homens fogem das clínicas e consultórios médicos. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia – SBU, 63% das marcações de consultas de próstatas para os homens são feitas pelas esposas.

Vale lembrar que o exame citado não é o único aliado à prevenção. Outro exame que auxilia é um exame de sangue chamado de PSA (Antígeno Prostático Específico). Esse exame ajuda a detectar alteração na próstata, porém de forma menos eficaz que o toque.

Existem algumas coisas que podemos observar para que reforce a necessidade de ficar alerta, pois são fatores de risco:

  • Se é idoso;
  • Histórico familiar de câncer de próstata em pai, irmão ou parente próximo;
  • Homens de raça negra;
  • Obesidade;

 

Quando é preciso se preocupar?

Segundo a SBU, homens a partir de 50 anos ou a partir dos 45 anos, para aqueles que fazem parte do grupo de alerta acima citados, devem procurar um urologista, mesmo não tendo sintomas.

Nós, católicos, somos a favor da vida. Se cuidar ou cuidar de quem amamos também é uma forma de ser a favor da vida. Um recado para os jovens: se preocupem com seus pais, oriente-os e ajude a quebrar esse preconceito.

 

Marcelo T Martins

Paróquia São Sebastião

Diocese de Valença

 

Referências

https://www.inca.gov.br/assuntos/cancer-de-prostata

https://portaldaurologia.org.br/publico/

https://www.a12.com/redacaoa12/igreja/saude-e-fe-cancer-de-prostata-vencendo-o-preconceito-e-salvando-vidas

https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-10/brasil-registrou-44-mortes-por-cancer-de-prostata-por-dia-em-2021

https://joaoricardourologista.com.br/novembro-azul-exame-do-toque-retal-ainda-e-tabu/