No Ano de 595 o Papa Gregório I enviou um grupo de 40 monges para a Inglaterra com o intuito de converter a população ao cristianismo. Na verdade a Igreja chegou à Inglaterra por volta do ano de 314, entretanto várias guerras e invasões de povos rivais na região fizeram com que a Igreja fosse forçada a abandonar o continente.

Os povos saxões teriam fama de serem muito agressivos com religiosos, de modo que a presença de missionários na região seria um suicídio. As modificações foram ocorrendo quando o rei de Câncio, Etelberto casou com a princesa Berta que era católica. Diante disso, o Papa viu a possibilidade de que, por meio da nova rainha poderia conseguir assegurar a entrada de religiosos no reino com um mínimo de segurança.

Então, foi formada uma coletiva de um total de 40 monges que deveriam pregar o cristianismo no local, e esta comitiva foi liderada por Santo Agostinho de Cantuária, monge beneditino nascido na Itália que ao chegar na região procurou pelo Rei Etelberto. Porém, o rei era de uma religião pagã, mas isso não intimidou Agostinho que foi claro em suas intenções de converter o local.

O rei ficou impressionado com a coragem do monge e com influência de sua esposa autorizou que a missão fosse iniciada. Assim, Santo Agostinho e sua comitiva partiram pregando os ensinamentos da Igreja sendo a missão um verdadeiro sucesso. Em pouco mais de um ano já havia mais de 10 mil cristãos na região, incluindo o Rei e muitos membros da realeza de Câncio.

A Igreja cresceu muito naquela região, tanto que foi necessário a criação da diocese da Cantuária, a qual Agostinho foi nomeado bispo. Mas naquela época a Inglaterra ainda não estava unificada, haviam centenas de reinos e muitos conflitos políticos, por isso a missão de Agostinho ficou estagnada durante mais algumas décadas, pois muitos reinos não permitiam a entrada de cristãos.

Santo Agostinho morreu no ano de 605 e deixou como legado uma comunidade muito forte e missionária que com o passar dos anos foram se ampliando e conseguindo levar a palavra de Deus para toda a ilha. Embora Agostinho tenha morrido antes da conversão por completo da região, sua coragem e seu ardor missionário se tornaram um símbolo para a Igreja, especialmente naquela região.

Santo Agostinho da Cantuária teve em sua vida um modelo de santidade que fica como exemplo para todos os cristãos. Este Santo, foi enviado para uma terra inóspita rodeado de pessoas contrárias a sua presença ali, e mesmo assim não se deixou intimidar pelas adversidades seguindo firme em seu propósito de difundir a fé cristã. Hoje, no dia de sua memória, peçamos que Santo Agostinho da Cantuária interceda por nós para que também façamos conhecer a nossa fé.

 

Wallyson F. Lira

Paróquia Nossa Senhora das Dores

Diocese de Crato – CE