O Livro do Apocalipse, também conhecido como o livro da revelação e Apocalipse de João, é um livro da Bíblia e o último da seleção do cânon bíblico. Foi escrito por João na Ilha de Patmos, no mar Egeu, mas ditado por Jesus. Didaticamente, diz-se que o livro do apocalipse não se refere ao fim do mundo, sendo essa uma tradução e especificidade de nossa língua portuguesa, sendo este o livro da revelação divina, a luz sobre as coisas que até então permaneciam obscuras.

Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo. (Apocalipse 1, 3)

Para que se possa estudar o livro do apocalipse é preciso apresentar o contexto histórico em que ele foi escrito para que este não sucumba as visões e previsões puramente futuristas que muitos tentam trazer.

Naquele tempo havia muita perseguição aos cristãos e inúmeros falsos mestres ensinando heresias que desvirtuavam a palavra de Deus. Ainda, a perseguição não ficava associada aos ensinamentos e às palavras, mas também havia de forma física e moral por parte do Império Romano. Certamente uma época de martírios.

Jesus apresentou a João uma série de revelações importantes para todos os cristãos de todas as épocas, ficando claro que tal mensagem servia para aquele momento histórico, mas não devia se limitar a ele, alcançando outros que ainda iriam ocorrer.

Em síntese, a mensagem do livro do Apocalipse diz respeito a como Cristo está ciente das condições que os cristãos enfrentam nesse mundo. Então ele exorta os fiéis a continuarem firmes, resistindo a todas as tentações e dificuldades, pois a vitória já foi garantida pelo próprio Jesus.

Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus, “o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso. (Apocalipse 1, 8)

Numa leitura de análise pretérita e futura, muitas passagens do livro do Apocalipse possuem três aplicações; elas tratam de eventos específicos do século I, de acontecimentos que se deram ao longo da história da igreja e também fazem referência ao período de crise final que antecederá a segunda vinda de Cristo.

Vivemos hoje tempos muito difíceis, semelhantes àqueles das comunidades para quem João escreveu. Novas versões do Império materializadas no poder econômico-financeiro excludente de grupos e países, nas execuções de quem se opõe a esta lógica, na segregação de indivíduos e grupos humanos, nos estados de exceção, na emergência de líderes políticos, enfim.

Em tempo, fiquemos com a palavra de Deus extraída do livro da revelação:

Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez. (Apocalipse 22, 12)

Amém! Venha Senhor Jesus (Apocalipse 22, 20).

 

Savina Camelo

Paróquia Santa Catarina Labouré

Arquidiocese de Maceió/AL