“A bíblia é a palavra de Deus

Semeada no meio do povo

Que cresceu e cresceu e nos transformou

Ensinando-nos viver num mundo novo”

(Trecho da música “A Bíblia é a Palavra de Deus ” – https://www.youtube.com/watch?v=uaSM4EiLVew)

 

O trecho da música acima representa muito do assunto abordado, pois trata do trabalho lindo dos apóstolos em semear a palavra de Deus e o grande êxito deles, que levaram Jesus Cristo para o mundo.

O Novo Testamento se inicia com os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, que trazem a vida de Jesus com os apóstolos. Esse momento foi a sedimentação de conhecimento e fé. Em sequência, vem o livro de Atos dos Apóstolos ou Atos, que é a continuidade do evangelho de Lucas, dividido para facilitar o entendimento devido a cronologia dos fatos.

O primeiro capítulo já traz a promessa de Jesus da vinda do Espírito Santo e sua ascensão aos céus. A seguir, vem um dos pontos mais importantes para o futuro da Igreja – o batismo dos apóstolos pelo Espírito Santo, na qual adicionou o fermento necessário para o crescimento do cristianismo no mundo.

A partir daí, é contado o avanço da Palavra de Deus, com relatos de milagres, viagens, discursos e outras ações realizadas pelos apóstolos e outros que foram chegando. Entre as viagens, pode-se destacar a presença dos apóstolos em importantes cidades do mundo pagão, como Antioquia, Éfeso, Atenas e Roma.

Na sequência dos Atos dos Apóstolos, a Bíblia traz as cartas ou epístolas. Alguns se dividem em epístolas de Paulo e epístolas Gerais.

Epístolas de Paulo

Romanos, 1 Coríntios, 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 Tessalonicenses, 2 Tessalonicenses, 1 Timóteo, 2 Timóteo, Tito e Filemom.

As epístolas de Paulo tratam de diversos assuntos, que permeiam desde os ensinamentos de Deus, problemas, alertas, divisões que ocorriam nas comunidades fundadas, o caminho da salvação, percalços da vida, recomendações, formas de conduta até o perdão.

As cartas de Paulo relatam sua jornada brilhante e mostram o quão “Paulo é  apaixonado,  alma  de  fogo  que  se  consagra  sem  limites a um ideal”, ideal este que é mostrar que somente em Cristo está a salvação.

Epístolas Gerais

Hebreus, Tiago, 1 Pedro, 2 Pedro, 1 João, 2 João, 3 João e Judas.

As Epístolas citadas acima também são chamadas de Católicas, devido ao significado da palavra que é Universal. São chamadas dessa forma devido a serem direcionadas, em sua maioria, aos cristãos em geral. Seus autores são Tiago, Pedro,  João  e  Judas.

 

Dica de Leitura

Livro “Atos dos Apóstolos e Cartas de São Paulo”, Pe. José Carlos Fonsatti, Editora Vozes.

 

Renata Martins Lopes

Paróquia São Sebastião

Diocese de Valença – RJ

 

 

Referências

Luiz Edgar de Carvalho, ATOS DOS APÓSTOLOS E CARTAS, Texto para leitura, estudo e reflexão. (https://pt.scribd.com/doc/2905408/ATOS-DOS-APOSTOLOS-E-CARTAS)

https://www.arquidiocesedearacaju.org/post/2017/10/02/o-novo-testamento-atos-ep%C3%ADstolas-e-apocalipse

https://www.churchofjesuschrist.org/study/scriptures/bible-maps/map-13?lang=por