O mês de novembro é marcado pela conscientização sobre o câncer de próstata. Segundo dados da Biblioteca Virtual em Saúde, do Ministério da Saúde (BVS)[1], este é o tipo mais comum entre os homens com causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 segundos devido ao câncer de próstata.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino localizada abaixo da bexiga, tendo como principal função a produção de espermatozoides. O câncer de próstata tem como principais sintomas, dentre outros: dor óssea; dor ao urinar; vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou sêmen.

A prevenção é, principalmente, pelo diagnóstico precoce. Desta maneira mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco (histórico familiar e obesidade), ou a partir dos 50 anos, sem fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o toque retal.

O assunto é de tamanha relevância, que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em seu 4º Encontro Nacional dos Bispos Eméritos, ocorrido no período de 11 a 14 de setembro de 2017, abordou este tema, reforçando a necessidade do exame rotineiro e quebra do preconceito no exame, pois o diagnóstico precoce é sempre o caminho do melhor prognóstico[2].

Destaque também na Canção Nova, que ressaltou a necessidade do rastreio do antígeno prostático específico (PSA), conforme descrito pelo médico urologista, Dr. Bruno Karam[3]:

“Há fatores de risco como casos de câncer de próstata em parentes próximos, ou o fato do paciente ser de raça negra, em que a doença é mais incidente. Nesses casos, o rastreio deve ser feito a partir dos 45 anos, anualmente, até os 75 anos de idade. No rastreio se faz o PSA, que é um exame de sangue e o toque retal. Se algum desses estiver alterado, é indicada a biópsia de próstata para confirmar o diagnóstico.

(…)

Após o diagnóstico, o tratamento pode ser feito através da cirurgia de retirada da próstata ou da radioterapia, para quem tem risco cirúrgico muito elevado.”

Neste sentido, é comum que algumas (Arqui)Dioceses promovam, através de pastorais, a divulgação da conscientização sobre o câncer de próstata.

Portanto, enquanto cristãos devemos divulgar a necessidade e importância da realização do toque retal e outros exames auxiliares, pois a falta de informação, vergonha e o preconceito prejudicam, fazendo com que a doença não seja identificada em seu estágio inicial, o que leva, em alguns casos, até mesmo à morte.

Na era da desinformação, hoje, a informação salva vidas. Informe-se, previna-se, cuide-se.

 

Maceió, 16 de novembro de 2021.

 

Raul Messias Lessa
Arquidiocese de Maceió/AL
Paróquia Santa Catarina Labouré.

 

Notas:

 

[1] Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/novembro-azul-mes-mundial-de-combate-ao-cancer-de-prostata/. Acessado em 16 de novembro de 2021.

[2] Disponível em: https://www.cnbb.org.br/novembro-azul-a-importancia-de-se-cuidar-e-a-necessidade-de-prevencao-contra-o-cancer-de-prostata/. Acessado em 16 de novembro de 2021.

[3] Disponível em: https://noticias.cancaonova.com/mundo/novembro-azul-cancer-de-prostata-e-o-que-mais-atinge-os-homens-brasileiros/. Acessado em 16 de novembro de 2021.