Nossa Senhora Rainha da Paz, ou Nossa Senhora de Medugorje, é o título que se dá à aparição de Nossa Senhora em 24 de junho de 1981, no vilarejo de Medugorje na Bosnia herzegovina. Rainha da Paz foi o título escolhido para essa aparição, pois em suas mensagens costuma orientar os videntes a seguirem em busca da “paz nos corações; depois a paz na família; e só depois será possível a paz no mundo”.

A primeira aparição aconteceu quando duas jovens, Ivanka e Miriana, estavam andando quando viram a figura de uma mulher brilhando próximo a um arbusto, fazendo com que elas se assustassem e fugissem. No dia seguinte, 25 de junho de 1981, as meninas decidiram voltar ao local, desta vez acompanhadas por outros três jovens – Maria, Jacó e Ivan -, que também conseguiam ver a Virgem Santíssima. 

O boato da aparição se espalhou rapidamente, e centenas de pessoas passaram a acompanhar os videntes. As pessoas conseguiam ver as aparições, mas somente aos videntes eram reveladas as mensagens, sendo que em algumas dessas mensagens continham segredos de grandes acontecimentos futuros.

Ao longo das aparições, foram revelados 10 segredos ao todo, sendo que:

  • o primeiro alertava sobre a difamação e calúnia que os videntes sofreriam;
  • o segundo segredo diz que o mundo deve crer na veracidade daquela aparição;

        O terceiro segredo é chamado de O Grande Sinal, porque a Virgem Maria disse que surgiria um sinal no local da primeira aparição, e que ali ele permaneceria visível para que ninguém pudesse duvidar.

Os outros 7 segredos ainda não foram revelados, mas o pouco que sabemos é que:

  • do quarto ao sexto segredo tratam-se de castigos para a humanidade;
  • o sétimo segredo foi algo que deixou a vidente Ivana muito chocada. Somente após muita oração, a Virgem Santíssima disse que seria reduzido pela metade;
  • o oitavo e o nono ficam gradativamente mais graves, e somente podem ser atenuados por meio da oração e do jejum;
  • o décimo segredo é o mais grave de todos, e não existe nada que possa reduzi-lo, “a punição é inevitável, porque não se espera a conversão do mundo inteiro”.

Ao longo dos anos, Nossa Senhora em Medugorje deixou muitas mensagens, que, de modo simples, podemos elencar os principais pedidos que foram feitos. São eles: 

  • conversão de vida; 
  • confissão mensal; 
  • aumento da oração e do jejum; 
  • leitura das Sagradas Escrituras todos os dias; 
  • participação na Missa com comunhão; 
  • alcance da Paz em nosso coração, na nossa família e no mundo.

Vale lembrar que até o presente momento a Santa Sé ainda não se posicionou sobre a veracidade das aparições de Medugorje. Isso acontece, porque, a Igreja costuma esperar o fim das aparições para que possa analisá-las como verídicas ou não. Desde 2010, o Papa Emérito Bento XVI estabeleceu uma comissão para analisar se as aparições de Medugorje, sendo a comissão presidida pelo Cardeal Ruini, e em 2017, o Papa Francisco encaminhou o Arcebispo Henryk Hoser para Medugorje a fim de melhor conhecer a realidade do local. 

São inúmeros os relatos de milagres e conversões que aconteceram com aqueles que visitaram o local, mesmo que esta aparição ainda não seja reconhecida pela Santa Igreja, não há impedimento algum de que se tenha devoção e que se creia nessa aparição, afinal, é Nossa Senhora!

 

Wallyson F. Lira

Paróquia Nossa Senhora das Dores

Diocese de Crato – CE

 

 

Fontes:

https://www.a12.com/academia/titulos-de-nossa-senhora?s=nossa-senhora-rainha-da-paz-de-medjugorje

http://www.amen-etm.org/MensagensdaVirgemMariaemMedjugorje.pdf

https://domtotal.com/noticia/1153136/2017/05/medjugorje-conclusoes-da-comissao-ruini/