O Rosário é uma tradição antiga já que os eremitas usavam pedrinhas para contar suas orações e nos conventos utilizavam de grãos em um barbante. Porém sofreu alterações ao longo dos anos e em 1214 a Igreja Católica estabeleceu a forma e o método que conhecemos hoje.

Sua origem se deu quando São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem Dominicana, pregava a fim de converter um grupo de hereges de caráter gnóstico e maniqueístas (conhecidos como cátaros), e então ele recebeu a Virgem Maria que o orientou dizendo:

“Querido Domingos, você sabe de que arma a Santíssima Trindade quer usar para mudar o mundo? […] a principal peça de combate tem sido sempre o Saltério Angélico que é a pedra fundamental do Novo Testamento. Quero que alcances estas almas endurecidas e as conquiste para Deus, com a oração do meu Saltério” (MONTFORT, 2019, p. 42-43). ¹

Era um costume dos monges recitarem 150 Salmos ao rezar a “Liturgia das Horas” e assim os cristãos católicos poderiam imitar ao rezarem 150 Ave-Marias em devoção a Virgem Maria.

Tempo depois aconteceu outra aparição de Nossa Senhora ao Beato Alano que retomou a prática da oração do Saltério e criou os agrupamentos de 50 Ave-Marias e os mistérios (Gozosos, Dolorosos e Gloriosos).

Com a oração do Saltério Angélico, muitas graças foram alcançadas, uma delas foi a vitória na Batalha de Lepanto no dia 7 de outubro e, no mesmo dia, foi instituída a festa em devoção a Nossa Senhora do Rosário, que na época foi chamada de Santa Maria da Vitória. Em 1573 a festa tornou-se obrigatória para a Diocese de Roma e em 1716 foi inscrita no calendário romano pelo Papa Clemente XI. Mas somente em 1913, Papa Pio X fixou a data em celebração à Nossa Senhora do Rosário no dia 7 de outubro.

Na carta “Rosarium Virginis Mariae” (2002) de São João Paulo II, Ele institui um quarto mistério, o Luminoso, formando o Rosário com quatro terços, com 200 Ave-Marias.

 

  • Mas porque Rosário?

Rosário significa “Coroa de Rosas”, sua devoção é tida como a mais importante para nossa Igreja, já que ao rezá-lo é entregue a Nossa Senhora uma “coroa de rosas” e ao rezar uma Ave-Maria lhe é entregue uma rosa.

 

  • Oração:

À Vossa Proteção recorremos, Santa Mãe de Deus.
Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita
”. ²

 

Confira esse vídeo sobre a devoção a Nossa Senhora do Rosário

Nossa Senhora do Rosário,

Rogai por nós!

 

Bruna Borges Bianchi

Santuário Basílica Nossa Senhora da Abadia

Arquidiocese de Uberaba- MG

 

Referências:

¹ https://santo.cancaonova.com/santo/nossa-senhora-do-rosario/

² https://www.vaticannews.va/pt/feriados-liturgicos/nossa-senhora-do-rosario.html