Nossa Senhora da Abadia é também conhecida como Santa Maria do Bouro, já que pertenceu ao Mosteiro das Montanhas na região de Bouro, próximo à cidade de Braga, em Portugal.

Sua devoção é muito antiga e iniciou por volta de 883, até quando os mulçumanos invadiram a Espanha e Portugal, onde os monges precisaram esconder Sua imagem para poderem fugir.

Anos depois, por volta de 1100, um nobre ancião se converteu e abandonou suas riquezas para viver com um eremita na Ermida de São Miguel. Por duas noites, eles avistaram um brilho vindo do vale e então, ao amanhecer, resolveram ir até o local para ver aquela luz, até que encontraram a imagem de Nossa Senhora da Abadia escondida no meio das pedras.

A partir desse momento a devoção à Santa recomeçou. Os eremitas se mudaram para onde a encontraram e ergueram uma pequena capela. Tempos depois, o arcebispo de Braga foi até o local e mandou construir uma Igreja e logo a fama dos milagres de Nossa Senhora da Abadia se espalhou por Portugal.

Santuário Nossa Senhora da Abadia em Portugal

A devoção à Santa chegou ao Brasil junto com os portugueses que se instalaram na região do Triângulo Mineiro e com isso, várias cidades a tem como padroeira, como em Uberaba e Romaria.

A festa de Nossa Senhora da Abadia ocorre no dia 15 de agosto e reúne muitos fiéis que cumprem suas promessas e demonstram sua devoção à Mãe.

Santuário Basílica Nossa Senhora da Abadia em Uberaba- MG 

Imagem de Nossa Senhora da Abadia em Uberaba- MG

Santuário Nossa Senhora da Abadia em Romaria- MG

Imagem de Nossa Senhora da Abadia em Romaria- MG

Curiosidade

Na cidade de Uberaba se encontra o Santuário Basílica Nossa Senhora da Abadia, que recebeu esse título no dia 27 de Janeiro de 2020, mas somente no dia 16 de Julho de 2021 foi celebrada a Missa de Instalação.

A basílica é um reconhecimento do Papa à Igreja pela importância do templo numa cidade, região ou país. Três pontos levaram a aceitar o pedido como basílica: o primeiro é a beleza arquitetônica, o segundo, a importância histórica e cultural para o lugar, a basílica é muito importante historicamente para a região, muita coisa se passou nos últimos 100 anos. O terceiro ponto é a concorrência de fiéis, um lugar muito procurado por pessoas e que é uma referência de fé, piedade e devoção (12 de Julho de 2021, JM Online).

O tema da festa desse ano foi “140 anos de fé e devoção: Bendito Seja o Senhor, desde agora e para sempre!”, em comemoração aos 100 anos de existência da Paróquia e 140 anos de devoção à Padroeira da cidade.

Além de toda essa importância para a cidade, o Santuário Basílica também é onde se encontra o Segue-me.

Que Nossa Senhora da Abadia continue abençoado cada um de nós, nosso Movimento e protegendo as cidades de Uberaba e Romaria.

 

Nossa Senhora da Abadia,

Rogai por nós!

 

Bruna Borges Bianchi

Santuário Basílica Nossa Senhora da Abadia

Arquidiocese de Uberaba- MG

 

 

Referências:

https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-nossa-senhora-abadia/20/102/

https://www.cnbb.org.br/santuario-de-nossa-senhora-da-abadia-em-uberaba-mg-ganha-titulo-de-basilica-menor/

https://jmonline.com.br/novo/?noticias,2,CIDADE,214221