O hino oficial da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, intitulado “Há Pressa no Ar” é mais um convite ao serviço, à missão e à transformação do mundo.

          A canção “Há pressa no ar” teve como inspiração o tema da JMJ Lisboa 2023 – «Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc1,39) –  foi composta por João Paulo Vaz, um sacerdote de 51 anos. Porém, a melodia surgiu antes da letra e foi composta por Pedro Ferreira, 41, professor e músico da cidade de Coimbra, Portugal. Os arranjos, por sua vez, são do músico Carlos Garcia.

O tema foi gravado em duas versões: em português e na versão internacional em cinco idiomas (português, inglês, espanhol, francês e italiano). “Há pressa no ar” foi escolhida em um concurso nacional, aberto à participação de portugueses maiores de idade. O júri, formado por profissionais das áreas da música e das artes, recebeu mais de uma centena de candidaturas. Um dos requisitos para a participação no concurso era que a canção fosse inspirada no lema da JMJ 2023.  Nessa perspectiva, a resposta imediata de Maria à evangelização e à entrega ao Pai deve servir de inspiração não somente para os compositores, mas também aos jovens de todo o mundo.

Em relação ao estilo, foi pedido “uma música popular, alegre, juvenil, fácil de aprender e de fácil tradução e adaptação”. É com essa alegria desmedida que o papa Francisco acolherá a todos na JMJ em 2023 e é com essa mesma alegria que ele convida os fiéis para serem agentes de transformação no mundo. Há um convite no ar: “Ouve o teu coração, E parte, sem medo, nesta missão”. Hoje. Agora. DEPRESSA!

Precisamos ter pressa, como Maria, para ser feliz. Precisamos ter pressa para acolher os nossos irmãos, seja em Jerusalém, seja em qualquer parte desse mundo. E que sejam acolhidos principalmente no nosso coração. O papa nos diz: “Não ignorem a voz de Deus que vos impele a levantar-se e a seguir os caminhos que preparou para vós. Como Maria e junto a ela sejam todos os dias portadores da sua alegria e do seu amor”. É com esse amor que pedimos disposição a Deus para seguir, sem demora, o chamado de Cristo.

Sigamos juntos, caminhando e cantando, ouvindo a canção: Todos vão ouvir a nossa voz, Levantemos braços, há pressa no ar. Jesus vive e não nos deixa sós: Não mais deixaremos de amar.”

 

Ouça a canção “Há pressa no ar”

 

Andra Ribeiro

Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Diocese de Porto Nacional –TO

Campos Belos- Goiás

 

 

Fonte: Canção Nova