Talvez, se eu te pedir agora para pensar em uma santa, a primeira imagem que vem à sua cabeça é de alguma pessoa que se dedicou à vocação religiosa, como por exemplo Santa Teresinha do Menino Jesus. Mas, é importante lembrar que existe na Igreja exemplos de mulheres incríveis que abraçaram a vocação matrimonial e percorreram o caminho da santidade. 

Vamos aproveitar o mês de maio para recordar a história de duas mães italianas que deram a vida por seus filhos, abundando o amor e a graça de Deus. E que assim sejam inspiração para escolhermos com fé aquilo que nos aproxima da vontade divina!

Santa Gianna Beretta Molla (1922 – 1962)  

Gianna foi médica, esposa e mãe de quatro filhos. Através de muita oração, discerniu sua vocação e se dedicou à vida matrimonial com muito entusiasmo, exercendo com harmonia a medicina e a maternidade. No segundo mês da sua última gestação, foi descoberto um fibroma [1] em seu útero. Diante disso, deram-lhe a opção de fazer um aborto para se salvar ou fazer uma cirurgia arriscada para preservar a gravidez. Ela não hesitou, pediu para que salvassem o bebê.

A cirurgia foi um sucesso e Gianna conseguiu chegar aos sete meses de gravidez. Poucos dias antes do parto, ela pediu que se tivessem que escolher entre ela e a filha, que a menina fosse salva, dispondo-se a sacrificar a própria vida. A criança nasceu saudável, mas, infelizmente, Gianna faleceu poucos dias depois. Mesmo em meio ao sofrimento, pronunciava jaculatórias de amor a Jesus. Sua história é reflexo do que ela dizia: “viver a Providência é aceitar a vontade de Deus em nossas vidas”.

Os dois milagres que levaram a sua canonização aconteceram no Brasil, e Gianna ficou conhecida como padroeira das mães grávidas e seus filhos.

Chiara Corbella Petrillo (1984 – 2012)

Foi proclamada Serva de Deus em 2018. Esse é o título que a Igreja Católica dá a uma pessoa cujo processo de canonização foi oficialmente aberto!

Pensei em escrever aqui a história de Chiara, mas um pequeno vídeo com fotos reais de sua vida e com um trecho de seu próprio testemunho será muito mais efetivo. Eu garanto que valerá a pena assistir!

Cada vida que percorre o caminho da santidade é uma verdadeira escola de fé, na qual transborda o amor, dando frutos de paz, felicidade e sabedoria. Rezemos para alcançarmos – assim como essas mulheres que foram mães, esposas e profissionais – uma íntima ligação com Deus, oferecendo a Ele a nossa vocação, seja matrimonial ou religiosa.

 

 “Aquilo que Deus quer para nós é muito mais belo do que tudo que poderíamos pedir com a nossa imaginação” (Chiara Corbella Petrillo)

 

Savina Camelo

Paróquia Santa Catarina Labouré

Arquidiocese de Maceió/AL

 

Notas: 

[1] “O fibroma uterino, também conhecido por mioma uterino, é um tumor benigno formado por tecido muscular, que se localiza no útero, podendo assumir diferentes tamanhos. Os fibromas são geralmente assintomáticos, mas em alguns casos podem causar dor abdominal, sangramento intenso e problemas durante a gravidez. ” (Fonte: https://www.tuasaude.com/sintomas-de-fibroma/)

 

Referências:

https://revistarainha.com.br/chiara-corbella-petril-conheca-a-historia-de-uma-jovem-italiana-que-deixou-de-lado-o-cuidado-da-propria-saude-para-gerar-uma-nova-vida-tornando-realidade-o-seu-maior-sonho-o-de-ser-mae.html

https://rainhadoscoracoes.org.br/a-vida-de-santa-gianna/?gclid=Cj0KCQjw4v2EBhCtARIsACan3nyxGGnsd63Mmoznf3zwN1IhGF5BTbIj_06-MC9jXYeTQTvvNQYx_AsaAi4xEALw_wcB

https://www.acidigital.com/noticias/8-dados-sobre-a-vida-de-santa-gianna-beretta-molla-57052

https://www.youtube.com/watch?v=7LXiqJ8c8V4