O chamamento divino para vida mais perfeita deve ser correspondido o mais depressa possível”.

 

Santo Afonso Maria de Ligório em A vocação Religiosa.

 

Para falarmos em vocação precisamos inicialmente saber o que significa vocação!

O termo vocação tem origem latina e significa chamado ou convite [1], e no contexto católico, essa expressão é comumente utilizado em referência ao chamado que Deus faz a cada um de nós.

Na Bíblia, podemos perceber, em diversas passagens, referências aos planos de Deus na vida de cada um de nós [2], ou seja, temos um plano único a seguir. Todavia, há algo em comum a todos as formas de vocação: independentemente do modo como cada um leva sua vida, devemos estar sempre voltados para a santidade, pois é está a vontade de Deus [3].

Mesmo sabendo que o nosso destino é a santidade, não é tão simples descobrirmos qual caminho que nos levará até lá, não sendo algo fácil de notar – pelo menos não para muitas pessoas. Por isso, para ajudar os fiéis a discernir suas vocações, a CNBB instituiu o mês de agosto como mês das vocações no ano de 1981 [4].

Durante o mês de agosto, com o intuito de promover a conscientização vocacional, em cada semana, as celebrações eucarísticas são realizadas na intenção de uma vocação específica que são respectivamente:

A vocação sacerdotal

Na vocação sacerdotal estão aqueles que recebem a mesma “missão confiada por Cristo aos Apóstolos […] exercida na Igreja, até ao fim dos tempos: é, portanto, o sacramento do ministério apostólico” [5]. Ou seja, são os que recebem o sacramento da ordem, divididos em três níveis: o diaconado, o presbiterado e o episcopado.

A vocação matrimonial

A vocação matrimonial é a vocação leiga mais comum, incluindo a maior parte das pessoas. Consiste na união de um homem e uma mulher em Cristo [6], formando uma família com o objetivo de buscar o “bem do cônjuge e a procriação e educação da prole” [7].

Vocação à vida consagrada

A vida consagrada é um modo de viver em que aqueles que assumem essa vida abandonam sua própria vontade e se colocam em inteira disposição de Deus, isto é, segundo o documento Lumen Gentium: “aqueles que seguem mais de perto o abatimento do Salvador e mais claramente o manifestam, abraçando a pobreza na liberdade dos filhos de Deus e renunciando às próprias vontades” [8].

A vocação leiga

A vocação leiga é uma vocação que não possui uma atribuição específica, melhor dizendo, o leigo pode atuar em qualquer área profissional e pode ou não ter aptidão ao matrimônio. O importante é que o leigo esteja sempre contribuindo para o reino de Deus, vivendo sua fé e evangelizado seus irmãos.

Existem várias vocações, e algumas podem, em certas ocasiões, parecerem superiores as outras, ou então, aparentarem estar mais próximas de Deus. Mas, a verdade é que a vocação mais nobre é comum a todas as vocações: a santidade, que é acessível para todos, seja para um bispo ou para um leigo, seja para um rei ou para um escravo.

Então, lembre-se que, independente da vocação que você for seguir, a santidade é o seu primeiro chamado.

 

Wallyson F. Lira

Paróquia Nossa Senhora das Dores

Diocese de Crato – CE

 

Notas:

[1] Vocare ou Vocāt, em português significam chamado, convite ou convocação de acordo com Ernesto Farias em Dicionário Escolar Latino-Português.

[2] Alguns exemplos podem ser vistos em Ef 4:1 – 4 e também em 2Pd 1:10. Mas, ao longo de todo o texto sagrado, podemos perceber diversas referências neste mesmo sentido.

[3] 1Ts 4:3: 7“Porquanto, é está a vontade de Deus: a vossa santificação […] Pois Deus não nos chamou para a impureza, mas sim, para a santidade”.

[4] Por que agosto é o mês vocacional? Disponível em: https://www.a12.com/jovensdemaria/artigos/crescendo-na-fe/por-que-agosto-e-o-mes-vocacional. Acesso em: 19 ago 2021.

[5] Catecismo da Igreja Católica, parágrafo 1536.

[6] Gn 2:24: “Por isso um homem deixa seu pai e sua mãe, se une à sua mulher, e eles se tornam uma só carne”.

[7] Catecismo da Igreja Católica, parágrafo 1601.

[8] Lumen Gentium é um documento com caráter de constituição dogmática. O trecho citado está disponível no capítulo V, N° 44.