Dando início à Semana Santa, o dia de Domingo de Ramos celebra a chegada de Jesus Cristo em Jerusalém, montado em um jumento mostrando ao povo Sua humildade, e ainda celebra, o Mistério de sua Paixão.

Neste dia acontece a procissão de ramos, realizada antes da missa, é onde reconhecemos que Jesus é Messias enviado de Deus, e chegando ao destino final, a Igreja, “é um sinal da Nova Jerusalém” cita Padre Thales Maciel em um artigo no site da Canção Nova.

Durante a procissão refletimos sobre o Evangelho de Lucas 19, 28-40, em que, subindo para Jerusalém, Jesus envia dois discípulos para desamarrar o jumento e levar até Ele. Ao descer o monte das Oliveiras a multidão começa a louvar a Deus por todos os milagres que tinham visto, “todos gritavam ‘Bendito o Rei, que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas alturas!’” (Lc, 19, 38)

Os ramos nos remetem que somos batizados, significa “Hosana ao Filho de Davi: bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; hosana nas alturas”, e são um símbolo da bênção, proteção e ajuda de Deus.

Após a procissão, refletimos sobre o evangelho de Lucas 22,14-23,56 sobre a Paixão, Morte e Sepultura de Jesus, onde o povo que O homenageava, pediram Sua morte.

“Na liturgia antiga, o presbítero explica que esta celebração era chamada de ‘Primeiro Domingo da Paixão’. ‘Isso porque Jesus está ingressando em Jerusalém para nos salvar, para viver o Mistério de sua Páscoa, para produzir a todos nós graça e salvação’, sublinha.”

O Domingo de Ramos ensina-nos que a luta de Cristo e da Igreja é a nossa também, e que seguir Cristo é renunciarmos a nós mesmos.

Estamos iniciando a semana mais importante do Ano Litúrgico, vamos vivenciá-la bem, participando das celebrações, principalmente no Tríduo Pascal, para que possamos renovar a nossa profissão de fé, lembrando-nos do amor de Jesus por todos nós.

 

Bruna Borges Bianchi

Santuário Basílica Nossa Senhora da Abadia

Arquidiocese de Uberaba- MG

 

Referências:

https://formacao.cancaonova.com/liturgia/tempo-liturgico/semana-santa/a-importancia-do-domingo-de-ramos/

https://www.cnbb.org.br/domingo-de-ramos-e-da-paixao/

https://noticias.cancaonova.com/igreja/padre-explica-valor-da-liturgia-e-celebracao-do-domingo-de-ramos/