É Páscoa! Jesus, que ressuscitou, está no meio de nós!

A Páscoa representa a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Ela simboliza uma nova vida, nova era, esperança.
O nome Páscoa é de origem hebraica, da palavra Pessach que significa “passagem”. Leva esse nome, pois antes de ser a festa da ressurreição, marcava o final do inverno e a chegada da primavera.
Derivado do grego Paska, e do latim, Pascua, o termo tem uma origem religiosa e significa “alimento”, ou seja, o fim do jejum da Quaresma.
O Domingo de Páscoa celebra a festa da vida. É no domingo onde são referenciadas a Última Ceia, a prisão, julgamento, condenação, crucificação e ressurreição de Cristo e é nele que somos convidados à nossa ressurreição.
Páscoa significa passagem, mudança. já com Jesus Cristo essa celebração passa a ter um novo sentido não da libertação terrena, mas da libertação divina, ou seja, No passado, muitos foram libertados da Escravidão terrena, e com Cristo somos libertos da escravidão eterna, o inferno. São estes os símbolos pascais:
• Cruz: simboliza a vitória de Jesus sobre a morte.
• Pão e vinho: representam a vida eterna de Jesus. O corpo e sangue de Jesus oferecidos aos seus discípulos.
• Cordeiro: simboliza Jesus Cristo por ter se sacrificado em favor do seu rebanho.
• Óleos santos: simbolizam o Espírito Santo e são representados pelos óleos sacramentais utilizados no batismo, crisma e em unções de enfermos abençoados por bispos e sacerdotes durante a Missa do Crisma que ocorre na Quinta-feira Santa.
• Água: utilizada no Sábado Santo, simboliza a pureza e a renovação de Cristo. O sacerdote faz a benção da água batismal que será utilizada nos batismos durante todo ano.
• Coelhos: símbolo da fertilidade. Está associado a capacidade que a Igreja tem de produzir novos discípulos e espalhar a mensagem de Cristo.
• Ovos de Páscoa: simbolizam o nascimento para uma nova vida já que os cristãos do Oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa com essa intenção.

Ele ressuscitou e está no meio de nós. Aleluia!!!

Gisella Assis

Cuiabá- Mato Grosso