“Quando crescer quero ser padre para cuidar dos meninos. Todo menino é bom; se há meninos maus é porque não há quem cuide deles.”
Dom Bosco
Giovanni Melchior Bosco nasceu na Itália em 1815, filho de camponeses e analfabetos, perdeu o pai com apenas 2 anos de idade e suportou muitas dificuldades em casa. Conhecido por sua persistência na busca de seus objetivos, trabalhou duro durante a adolescência e decidiu se dedicar à vida religiosa.
Desde pequeno São João Bosco se sentia chamado a falar de Deus e sempre que podia brincava com crianças que viviam nas ruas e pregava a palavra de Deus. Além da influência de sua mãe, entende-se que sua vocação surgiu de um sonho.
Ao se tornar Sacerdote passou a ser chamado de Dom Bosco e logo iniciou seu trabalho com meninos de rua, evangelizando e ensinando-os a trabalhar. Em 1859 fundou a Congregação Salesiana, dedicada à proteção de São Francisco de Sales, que se espalhou pelo mundo.
Faleceu no dia 31 de janeiro de 1888 e foi beatificado por Pio XI em 2 de junho de 1929 e canonizado pelo mesmo, em abril de 1934.
Curiosidade: sabiam que Dom Bosco é padroeiro da capital do nosso país?!
No livro “Memórias Biográficas de São João Bosco” escrito pelo Padre Lemoyne, é relatado um sonho em que Dom Bosco viajava para a América do Sul – sendo que nunca visitou o continente – passando por vários países, contemplando seus povos e suas riquezas, e ao passar por uma região viu um local especial marcado, local esse que anos depois foi criado Brasília.
“Entre os paralelos 15º e 20º havia um leito muito extenso, que partia de um ponto onde se formava um lago. Então, uma voz disse repetidamente: ‘Quando escavarem as minas escondidas no meio destes montes, aparecerá aqui a grande civilização, a terra prometida, onde jorrará leite e mel. Será uma riqueza inconcebível.”
Giovanni Melchior Bosco, o Dom Bosco.
Desde o começo da construção da capital a vinculação com o sonho de Dom Bosco se fez presente, tanto que a primeira obra de alvenaria a ser construída foi a Ermida Dom Bosco localizada às margens do Lago Paranoá. A mesma foi projetada por Oscar Niemeyer e é uma pequena capela de forma piramidal.
A capital também conta com um Santuário homenageando o padroeiro de Brasília, São João Belchior Bosco localizado na Via W3 Sul Quadra 702 (próxima ao Eixo). Sua construção iniciou em 1963 e foi inaugurada em maio de 1970, foi projetado por Carlos Alberto Naves, Cláudio Naves e Richard Lima, possui uma planta quadrada com 1.600m² de vão livre e 16m de altura, sua estrutura é feita por 20 colunas nos quatro lados e são unidas por arcos góticos e entre cada uma estão os deslumbrantes vitrais.
Os vitrais foram projetados por Cláudio Naves e fabricados em São Paulo pelo artista belga Hubert Van Doorne. Os vidros que vão do plano de base ao plano de cobertura, possuem 12 tons de azul em degrade e nos quatro cantos da Igreja contêm tons de roxo.
Bruna Borges Bianchi
Santuário Basílica Nossa Senhora da Abadia
Arquidiocese de Uberaba (MG)
Referências:
https://santo.cancaonova.com/santo/sao-joao-bosco/