Hoje, dia 29 de outubro, é celebrado o Dia Nacional do Livro, isso porque nessa mesma data, em 1810, foi fundada a primeira biblioteca brasileira no Rio de Janeiro.

Além dessa data nacional, ainda comemora-se o Dia Mundial do Livro no dia 23 de abril e o Dia do Livro Infantil no dia 18 de abril, em celebração ao aniversário de Monteiro Lobato.

Aproveitando o dia de hoje, que tal conhecer alguns títulos para aprimorar nossos conhecimentos e nossa fé?

  • Jovem, o caminho se faz caminhando

O livro escrito por Dunga já possui 19 edições e traz uma reflexão com base na frase “caminhante, não há caminho; o caminho se faz caminhando – desde que caminhemos com nosso Deus”, assim ele percebe que não importa cada decisão tomada, quedas ou vitórias em nossa vida, tudo que acontece nos leva a um caminho a ser seguido, e Jesus é o caminho.

 

  • YOUCAT

O livro traz o Catecismo da Igreja Católica porém com uma linguagem e um visual gráfico diferente, mais jovial. É dividido em quatro partes: Em que Cremos; Como Celebramos?; A Vida em Cristo e Como Devemos Orar.

Além do YOUCAT, surgiram outros livros dando continuidade ao projeto: o DOCAT, apresenta a Doutrina Social da Igreja, o YOUCAT UPDATE! Confissão, que traz sua importância e várias orações para se confessar, o YOUCAT- Preparação para a Crisma, que apresenta um roteiro dinâmico abordando os principais temas relacionados ao Sacramento da Crisma, entre outros.

 

  • Santos de calça jeans

A santidade é viver a Verdade e o Amor de Cristo, seguindo Sua Palavra na caminhada da vida. O livro de Adriano Gonçalves mostra que a santidade está ao alcance de todos, seja na escola, na faculdade, na rua, na academia, e o objetivo é mostrar ao jovem que é possível viver esta santidade sem perder a juventude, sendo Santos de Calça Jeans.

 

  • Namoro

O professor Felipe Aquino trabalha com casais há mais de 3 anos e nesse livro ele apresenta a importância do namoro para os jovens, já que o mesmo é cada dia mais desvalorizado. Um livro em que os jovens possam entender e se preparar para o namoro e o casamento, é recomendado não só para os jovens, mas para todos que trabalham com eles, pais, professores, etc.

 

  • “Fala Jovem”

Um livro de jovens falando para jovens, abordando diversos temas como Deus, Fé, Espiritualidade, Vocação, Comunicação, foi escrito pelo Padre Mário Roberto de Mesquita Martins.

“Que ninguém o despreze por ser jovem” (1Tm 4, 12).

 

  • Tempo de paz

Escrito por Ana Paula Gomes, o livro de ficção e aventura foi baseado em Eclesiastes 3, 1-8. Nele a autora conta a história de Fred, um estudante que mora em Londres com uma vida marcada por acidentes mas que pela ação da providência divina, ele compreende que tem um sentido em tudo que passou.

 

  • Não eu, mas Deus

Escrito por Ricardo Figueiredo, o livro é uma biografia espiritual de Carlo Acutis. Ao perceber que era um ano mais novo que Carlo, o autor se perguntou “E eu? O que tenho feito?” e isso o incentivou a crescer na vida espiritual.

 

Não podemos nos esquecer do livro mais importante para nós, a Bíblia, é nela que encontramos as palavras para a vida e assim anunciar a Boa-Nova de Jesus Cristo.

Vamos ser santos de calça jeans!

 

A Igreja precisa de vocês, do entusiasmo, da criatividade e da alegria que lhes caracterizam! Um grande apóstolo do Brasil, o Bem-aventurado José de Anchieta, partiu em missão quando tinha apenas dezenove anos! Sabem qual é o melhor instrumento para evangelizar os jovens? Outro jovem! Este é o caminho a ser percorrido por vocês!” Santa Missa pela XXVIII Jornada Mundial da Juventude (Rio de Janeiro, 28 de julho de 2013)

Bruna Borges Bianchi

Santuário Basílica Nossa Senhora da Abadia

Arquidiocese de Uberaba- MG