No dia 19 de julho, o Brasil comemora o Dia da Caridade, que tem como objetivo conscientizar, difundir e fomentar a solidariedade entre as pessoas.
Caridade, que vem do latim caritas, que quer dizer algo semelhante a amor, tem sua origem raiz da palavra grega cháris, que quer dizer graça. No nosso dicionário da língua portuguesa, a definição de caridade pode ser dada como:
1- Qualidade moral e espiritual que leva ao amor a Deus e ao próximo.
2- Amor ao próximo, que consiste em ajudar os desvalidos.
3- Ajuda ou donativo que se dá aos pobres; esmola.
4- Compaixão em relação a alguém que se encontra em situação difícil; benevolência.
Juntando a origem da palavra e seu significado em nossa língua, vê-se uma convergência para algumas referências dos evangelhos. Para entender melhor a essência da caridade com base nos ensinamentos de Jesus Cristo, podemos ressaltar uma tríade de pontos que se relacionam com a caridade: o Amor ao Próximo, Obras (Ações Concretas) e Discrição.
De forma muito clara, Jesus, nos evangelhos, mostra a importância de amar o próximo, com respeito, acolhimento e empatia. O registro mais conhecido e claro é a parábola do Bom Samaritano (Lc 10,30-37), que mostra a compaixão com um desconhecido.
Do mesmo modo, a palavra de Deus diz que nada adianta ter fé se não tiver obras. Jesus mostra de forma transparente a importância das ações de caridade, colocando-as em pé de igualdade com a fé.
Para completar os três conceitos, o evangelho de Mateus reforça o que é a verdadeira caridade: uma atitude altruísta anônima. Nada melhor que citar um trecho da própria escritura para reforçar a discrição que deve fazer parte da caridade.
“Guardai-vos de fazer vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles. Do contrário, não tereis recompensa junto de vosso Pai que está no céu”(Mt 6,1).
“Quando, pois, dás esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa.” (Mt 6,2).
“Quando deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o que fez a direita”(Mt 6,3).
Sendo assim, se amarmos o nosso próximo com empatia, buscarmos fazer algo que melhore sua condição e não nos preocuparmos em fazer alardes de nossas ações, teremos a verdadeira caridade. Essa caridade, que vem do coração, nos traz uma mistura de sentimentos do bem, que conecta uma paz de coração daquele que recebe e de quem doa de forma linda e pura.
A caridade no Brasil
Somos um povo solidário, o que falta é uma cultura de caridade. Um estudo de 2017, promovido pela CAF (Charities Aid Foundation), que mede o nível de solidariedade das nações, mostra alguns aspectos sobre nós brasileiros com relação a caridade.
O estudo avalia a caridade ao redor do mundo utilizando três critérios:
- Ajuda a estranhos;
- Realização de trabalho voluntário;
- Doação em dinheiro.
A pesquisa mostra que estamos no 75º lugar. Tivemos melhora no quesito voluntariado, nos mantivemos estáveis na ajuda a estranhos e caímos em relação à doação de dinheiro a organizações.
Temos posição de destaque no voluntariado, ocupamos a quinta posição entre os países com maior número de voluntários. Um em cada cinco brasileiros faz trabalho voluntário, totalizando o engajamento de 33 milhões de pessoas.
Como podemos fazer caridade?
Sabemos que a atual situação financeira da maioria das famílias brasileiras limita as ações de caridade, principalmente que envolvam dinheiro e mais ainda por estarmos saindo de uma pandemia mundial.
Existem vários desafios. É por isso que somos levados a refletir, a planejar e pensar no que podemos fazer. Daí entra a oração. É nossa conversa com Deus que nos ajudará a direcionar nossas forças e dons para ajudar àqueles que precisam.
Procure a igreja mais próxima de sua casa. É muito provável que encontrará mobilizações com o objetivo na caridade. A maioria das paróquias do Brasil organizam grupos de doação de alimentos, roupas ou visitas a hospitais, asilos e orfanatos. A igreja é rica em pastorais que se preocupam tanto com a caridade material quanto a espiritual. Converse com seu Padre.
Existem inúmeras outras instituições que fazem trabalhos sérios ao longo do Brasil e do mundo. Essas instituições vivem, em muitos casos, por meio de doações de dinheiro, mantimentos e tempo. Faça uma busca e veja com qual delas você mais se identifica.
Renata Martins Lopes
Paróquia São Sebastião – Três Rios
Diocese de Valença – RJ
Referências:
Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa Michaelis, https://michaelis.uol.com.br/
São Mateus, 6 – Bíblia Católica Online, https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-mateus/6/.
São Tiago, 2 – Bíblia Católica Online, https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/sao-tiago/2/.