SOLENIDADE DE CRISTO REI DO UNIVERSO

A Solenidade de Cristo Rei, ou Solenidade De Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo é celebrada no último domingo do ano litúrgico, que em 2025 caiu no dia 23 de novembro.

Esta solenidade foi instituída pelo Papa Pio XI no ano de 1925. Na época o Papa entendeu que com o crescimento do paganismo e das ideologias por toda a Europa a religiosidade e a fé por muitas vezes era deixada de lado e a política tomava o centro da vida das pessoas. Percebendo isto então o Santo Padre viu a necessidade de reforça o que realmente deve ser o centro da vida dos cristãos.

Na década de 1920 a Europa estava um caos, devastada economicamente pós a primeira grande guerra, muitos impérios ruíam e as jovens democracias se esfacelavam. Nesse contexto, todo tipo de depravação política ganhava espaço: nazismo, comunismo, fascismo cresciam rapidamente, e muitos se perguntavam: qual seria o lado da Igreja?

Então, o Papa responde de modo enfático: a posição da Igreja é Cristo. A política é secundária e sempre deve ser subordinada a Jesus, o verdadeiro Rei do Universo e a única verdade num mundo marcado por mentiras e divisões.

Liturgicamente, a solenidade de Cristo Rei vêm também para cumprir o que diz a Bíblia: “Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus[1]”. Assim também o ano litúrgico se inicia na preparação para o nascimento de Jesus e se encerra com a declaração da sua suprema soberania sobre todas as coisas existentes.

E é fato que o mesmo problema que atingiu a Europa no início do século XX atinge o Brasil atualmente, com o cenário político extremamente polarizado o brasileiro é um povo cada vez menos religioso e mais político. Em um momento como este que percebemos o quanto o Papa Pio XI acertou na instituição desta celebração.

Não me entendam mal, não quero dar a entender que a política não seja importante ou que não devemos estar atentos ao debate político, não devemos negligenciar nossa atenção às coisas que vêm do alto.

Esta Solenidade que hoje celebramos reforça que não há em todo o universo uma se quer coisa que seja mais merecedor de nossas atenção que o próprio Deus. É Ele o princípio e o fim de todas as coisas, inclusive das nossas vidas.


Wallyson F Lira
Paroquia Nossa Senhora das Dores.
Diocese de Crato-CE

 

Notas
[1] AP 1,8 –  Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, “Aquele-que-é, Aquele- que-era e Aquele-que-vem”, o Todo-poderoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *