Em meio a trágica guerra que ocorre no leste europeu, o Papa Francisco, no dia 25 de março, consagrou a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria, em cerimônia no Vaticano. Na oportunidade, o Papa lamentou a guerra e pediu por paz.

Francisco pediu a intercessão da Virgem Maria pela paz e consagrou o mundo inteiro, em especial a Rússia e a Ucrânia. A consagração foi o atendimento de um pedido feito pelos bispos católicos de rito latino da Ucrânia no início de março desse ano.

A Liturgia Penitencial e o Ato de Consagração fazem parte da iniciativa 24 horas para o Senhor promovida em todo o mundo pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

“Nestes dias, notícias e imagens de morte continuam entrando dentro de nossas casas, enquanto as bombas destroem as casas de muitos dos nossos irmãos e irmãs ucranianos desarmados. A guerra brutal, que se abateu sobre tantos e que a todos faz sofrer, provoca em cada um medo e consternação”, falou o papa durante sua homilia na Basílica de São Pedro.

Segundo o site Vatican News, o Papa também escreveu uma carta aos bispos para explicar o ato e mencionar que “nesta hora escura, a Igreja é fortemente chamada a interceder junto do Príncipe da Paz e a fazer-se próxima a quantos pagam na própria pele as consequências do conflito”.

Em um dos trechos mais marcantes da Liturgia Penitencial, o Papa assim orou:

“Ó Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, recorremos a Vós nesta hora de tribulação. Vós sois Mãe, amais-nos e conheceis-nos: de quanto temos no coração, nada Vos é oculto. Mãe de misericórdia, muitas vezes experimentamos a vossa ternura providente, a vossa presença que faz voltar a paz, porque sempre nos guiais para Jesus, Príncipe da Paz.

Mas perdemos o caminho da paz. Esquecemos a lição das tragédias do século passado, o sacrifício de milhões de mortos nas guerras mundiais. Descuidamos os compromissos assumidos como Comunidade das Nações e estamos a atraiçoar os sonhos de paz dos povos e as esperanças dos jovens. Adoecemos de ganância, fechamo-nos em interesses nacionalistas, deixamo-nos ressequir pela indiferença e paralisar pelo egoísmo. Preferimos ignorar Deus, conviver com as nossas falsidades, alimentar a agressividade, suprimir vidas e acumular armas, esquecendo-nos que somos guardiões do nosso próximo e da própria casa comum. Dilaceramos com a guerra o jardim da Terra, ferimos com o pecado o coração do nosso Pai, que nos quer irmãos e irmãs. Tornamo-nos indiferentes a todos e a tudo, exceto a nós mesmos. E, com vergonha, dizemos: perdoai-nos, Senhor!”.

Aqui no Brasil, em todas as celebrações na Casa da Mãe, Santuário Nossa Senhora Aparecida, haverá a substituição da habitual Consagração a Nossa Senhora Aparecida pelo texto que o Santo Padre pronunciou no penitencial no Vaticano.

Que os esforços e as negociações, com a materna intercessão de Nossa Senhora, possam chegar a bom termo e por fim a essa guerra que está ceifando vidas e trazendo dor e sofrimento.

 

Jéssica Delmoni

Paróquia de Santa Catarina Labouré

Arquidiocese de Maceió

 

Referências:

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-03/papa-francisco-texto-ato-consagracao-russia-ucrania-maria.html