A Campanha da Fraternidade (CF) é uma campanha realizada anualmente pela CNBB no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos fiéis e da sociedade brasileira em um problema concreto.  No ano de 2020, a CF  tem como tema: “Fraternidade e vida: dom e compromisso”, e como lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”, este sendo extraído do evangelhista Lucas, capítulo 10, versículos 33-34.

De acordo com Élio Gasda, o tema proposto tem palavras com significados profundos. Fraternidade significa solidariedade e harmonia entre os irmãos; vida é um conceito amplo protegido por vários documentos, principalmente a Constituição brasileira; dom significa dádiva, presente; e compromisso é responsabilidade. Deste modo, a Campanha da Fraternidade 2020 convida os cristãos a cuidarem da vida, em seu sentido mais amplo: pessoal, comunitária e social. O cristão é convidado a sair da sua zona de conforto para ir ao encontro de outras vidas que necessitem de fraternidade.

Como referência bíblica, a Campanha se baseia na parábola do bom samaritano. Aqueles considerados “bons” (o sacerdote e o levita) desviam seu olhar do necessitado, mas o samaritano não.  Enquanto o sacerdote e o levita representam a lei e os sacrifícios, ambos estão incapazes de olhar para o outro com a compaixão oferecida por Jesus Cristo. E quem o faz é justamente aquele mais improvável. O samaritano consegue quebrar os paradigmas remetidos à época de Cristo e nos ensina que qualquer um de nós pode salvar o próximo, e nos ensina também, QUEM É O PRÓXIMO.

O vídeo de divulgação da CNBB nos convida a fazer um gesto de caridade e de ação concreta, vendo as diversas chagas que atingem principalmente os mais pobres. Isso é ainda mais visível em um país com tamanha desigualdade social como o Brasil. Os chamados sociais do Brasil são enormes e imediatos: alta concentração de renda, alta concentração de terra, vulnerabilidade de povos inteiros, desmatamento, etc. Para todos esses problemas, a sociedade brasileira deve encontrar um ponto em comum de resolução benéfica para todos.

A Irmã Eva de Souza nos ensina que quando falamos de sermos bom samaritano, não estamos falando de grandes gestos, mas sim pequenos gestos concretizados com o cuidado da saúde corporal ou mental, acolher o próximo e saber ouvir. A mesma também acredita na parceria, pois em algumas situações, não podemos colaborar diretamente, porém, podemos sim contribuir de alguma forma, ainda que indireta.

Para melhor representar a CF de 2020, não há personagem melhor do que a Santa Dulce dos Pobres. Canonizada no ano de 2019, em uma grande festa para a Igreja Católica e para os brasileiros, dentre estes, os mais pobres. Irmã Dulce foi exemplo de como Cristo olha para sua comunidade. Não há o olhar de julgamento, mas de acolhimento. O próximo que pode ser qualquer um, que é representado pelo brasileiro no auge de sua desigualdade e sofrimento.

O jornal A12 nos traz três coisas a aprendermos com Santa Dulce: (1) Perseverança: Irmã Dulce ensina, com seu exemplo (este é quem de fato dar o testemunho e arrasta fiéis), a perseverar naquilo que acreditamos, sem deixar de lado a esperança e a prudência. (2) Amar ao próximo: Santa Dulce enxergava no outro o próprio Cristo. Não necessariamente o mais necessitado materialmente, por vezes, o espiritualmente necessitado. Com sua capacidade de tolerância ao que era diferente, ensinou-nos com seu exemplo, o agir de um cristão. (3) Princípios: Irmã Dulce nunca abriu mão de seus princípios. Sempre insistiu em ser fiel aos seus objetivos, por isso, foi injustiçada, levou cusparadas, portas batidas à sua face, foi expulsa e sofreu até violência física. Contudo, nunca deixou de seguir à primeira lição: perseverou no amor de Cristo e nos revelou uma nova face de um Cristo que acolhe o povo brasileiro.

Gasda (2020) nos recorda vários problemas atuais a serem enfrentados: aborto, migração forçada por guerras e problemas climáticos, desemprego, violência no trânsito, feminicídio, corrupção, desigualdade social, extermínio da sociedade mais pobre. A CF 2020 nos convida a sermos a favor da VIDA. Os discípulos de Cristo rompem com a indiferença e se compromete com o sofredor. A Quaresma deve estimular a Igreja e os cristãos a saírem de sua zona de conforto e irem às periferias sem medo de sujarem suas sandálias.

A CF 2020 já ultrapassou os limites da Igreja e adentrou, de certa forma, no carnaval carioca. O desfile da escola de samba Mangueira, que trouxe Jesus Cristo nascido em uma comunidade negra, vítima do extermínio de um Estado desigual. Jesus está em todos. Todos foram feitos à imagem e semelhança de Deus, independente de sua cor, sexo, ou renda.

Se Deus viesse à nossa porta, como seria recebido? Aquele que bate à nossa porta, em busca de conforto para sua dor, para o seu sofrimento, é um outro Cristo que nos procura”. (Santa Dulce dos Pobres, o Anjo Bom da Bahia).

Que os seguidores sejam não apenas seguidores, mas disseminadores do próprio Cristo; que saibam olhar para o próximo necessitado (não apenas o materialmente) com o olhar do Cristo. Nos momentos de dificuldade, lembrem-se das lições de Irmã Dulce e de tantos Santos que foram pessoas como nós, até decidirem-se pelo serviço da obra de Deus. Uma Santa Quaresma a todos.

Maceió, 24 de fevereiro de 2020.

Raul Messias Lessa
Paróquia de Santa Catarina Labouré

Referências:

  1. https://domtotal.com/noticia/1422123/2020/02/campanha-da-fraternidade-2020/;
  2. https://www.cnbb.org.br/campanha-da-fraternidade-2020-cnbb-disponibiliza-video-para-as-comunidades/;
  3. https://www.irmadulce.org.br/portugues/religioso/frases-e-oracao;
  4. https://www.a12.com/redacaoa12/igreja/tres-coisas-a-aprender-com-irma-dulce;
  5. https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/carnaval/2020/noticia/2020/02/24/mangueira-busca-bicampeonato-com-releitura-critica-da-vida-de-um-jesus-cristo-nascido-no-morro.ghtml