Você já deve ter percebido que quando chega dezembro é comum as pessoas se sentirem diferentes, mais felizes e generosas. De alguma forma todas as luzes, enfeites e músicas natalinas ilustram um cenário de beleza, bondade e esperança, capaz de tocar até mesmo alguns corações endurecidos.

O advento é o tempo litúrgico que antecede o Natal, é o período em que a igreja convida todas as pessoas a meditarem sobre a vinda de Jesus, relembrando a verdadeira essência, aquilo que dá sentido e vida para a celebração natalina.

Pois do que adianta enfeitar a casa, comprar roupas novas e servir a melhor comida, mas não ter se preparado espiritualmente para receber o Menino Jesus? Organizar uma festa e esquecer de convidar o aniversariante?

Para que você possa viver com mais profundidade à espera da vinda de Cristo Salvador, confira abaixo as 4 dicas do que pode ser feito nesse período de advento.

1- Reserve um espaço para oração

Escolha um lugar de sua casa para ser o seu cantinho de oração, silencioso e reservado, onde você possa dedicar diariamente um tempo de qualidade com Deus.

2- Exerça a caridade

Essa é uma das melhores formas de presentear Jesus: enxergando Ele nas pessoas. Olhe ao seu redor e decida de que forma pode ajudar concretamente alguém. Seja criativo no amor e na doação.

3- Reze a novena em família

Convide seus familiares para participar da Novena de Natal com você, é uma excelente forma de partilhar sobre o Evangelho, unir a família e fortalecer a fé. Na internet é possível encontrar gratuitamente esse material.

4- Faça uma boa confissão

Busque a sua reconciliação com Deus. Marque na agenda um dia para ir se confessar, ofereça com sinceridade seu coração arrependido e viva neste Natal a graça de ter se preparado de verdade para receber o nosso Salvador.

Sejamos vigilantes e prudentes, que as nossas vidas entejam sempre em processo constante de preparação para a vinda de Jesus. Que neste Natal, quando o Senhor visitar a sua casa, encontre mais do que uma festa, que lá estejam reunidos Seus filhos, ainda mais fortes no amor, na caridade e na fé.

 

Savina Camelo

Paróquia Santa Catarina Labouré

Arquidiocese de Maceió/AL