O início de um novo ano é sempre uma oportunidade para traçar novos planos e metas, e, claro, colocá-los em prática. Nada mais justo do que ter a paz como um objetivo para esse ano novo. Em tempos em que as guerras se alastram mundo afora, a paz pode parecer distante, mas sempre será a melhor decisão.
Entretanto antes de querer mudar o mundo é preciso mudar a si mesmo e buscar a paz no dia a dia. Pequenos gestos e escolhas são capazes de gerar tranquilidade no ambiente em que se encontra. Um simples sorriso e um cumprimento de bom dia são capazes de transformar o dia de quem os recebe.
Boas ações também são meios de propagar a paz; ajudar uma pessoa com dificuldades de locomoção a atravessar a rua, doar para a caridade e/ou escutar o desabafo de um amigo, por exemplo. Todos estes atos ajudam a deixar o ambiente mais pacífico e harmônico, levando paz e tranquilidade à vida da pessoa beneficiada. Na verdade, após colocar tudo isso em prática, é possível perceber que o maior beneficiário é justamente quem pratica essas simples ações.
Alguns santos da Igreja Católica falam sobre grandes transformações começarem com pequenos atos. Uma das mais famosas frases de São Francisco de Assisdiz: “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível e, de repente, você estará fazendo o impossível.”Santa Teresa de Calcutá também fala algo parecido ao dizer que “Se cada um limpasse a calçada da sua própria casa, o mundo inteiro seria limpo.” Ao dizer isso ela não fala especificamente sobre o ato de limpar calçadas (embora seja uma ótima atitude), mas sobre como grandes mudanças no mundo se iniciam com cada um fazendo sua parte. Com a paz não é diferente.
Sobre a temática da paz, São Serafim de Sarovafirma: “Adquire a paz interior e milhares ao teu redor serão salvos.” Exemplos não faltam de pessoas que lutaram pela paz ao longo da história e que acreditavam em pequenas mudanças no dia a dia para chegar a um bem maior.
Propagar o Evangelho com alegria e entusiasmo, mostrando ao mundo o amor de Deus, sem dúvida alguma é outra atitude capaz de mudar o dia e a vida das pessoas. Ao levar a palavra de Deus adiante, cada pessoa está contribuindo para a paz no mundo. Que neste novo todos possam levar essa palavra a novos horizontes e ser instrumentos de paz na escola, no trabalho, nas comunidades e no mundo em geral.

