O tempo do advento se aproxima. Este novo tempo litúrgico que marca o início de um novo ano litúrgico se iniciará no último domingo de novembro (30). O período que antecede o nascimento de Cristo é muito importante e merece ser vivido plenamente. Para isso, aqui vão cinco dicas para viver bem esse momento:
1 – Rezar o terço em família
Nada melhor do que estreitar os laços de amizade com Deus ao mesmo tempo em que a família passa um tempo reunida. Ao se reunir para a oração do terço diário, o cristão estará não apenas se preparando espiritualmente, mas também fortalecendo os laços de união presentes no ambiente familiar.
2 – Fazer a novena de Natal
Outra maneira de viver bem o Advento é fazer a Novena de Natal. A novena é representa bem o espírito desse tempo, passando por cada etapa desde a Anunciação, até o nascimento do menino Jesus na manjedoura em Belém. Procure sua paróquia e se informe como será realizada a novena em sua comunidade.
3 – Se confessar
Sem a confissão não temos como viver bem o tempo do Advento. Assim como você prepara a tua casa para receber seus convidados, deve também preparar seu interior para a vinda do Menino. Faça um exame de consciência detalhado, anote se for preciso, e procure um sacerdote. A confissão é indicada em todos os períodos do ano, mas no Advento ganha um significado especial na preparação para o Natal, uma vez que nos auxilia a viver melhor esse tempo e nos permite colocar em prática a próxima dica;
4 – Participar da Ceia Eucarística
A Eucaristia é o sacramento que nós enquanto católicos devemos buscar incessantemente. Nada melhor que o tempo do advento para participar desse momento ímpar! Não troque a Santa Missa por eventos sociais. É possível conciliar a participação na Igreja com a ceia familiar, por exemplo, basta organizar os horários.
5 – Montar um presépio
É importante pensar no Natal e lembrar da alegria das cores e das luzes, e transmitir esse sentimento para as novas gerações. Contudo, explique para as crianças que não se trata de enfeitar a casa para o Papai Noel, mas sim para a vinda de Jesus ao nosso lar. O pinheirinho, a coroa do advento e o presépio podem ser montados em família, uma atividade que vai despertar em todos a alegria do advento, fortalecer os laços e criar memórias. Lembre-se: não é necessário comprar ou montar o presépio mais luxuoso ou formoso, a importância está no significado, não na estética.
Assim como o Advento nos prepara para a vinda de Cristo, nós também devemos nos preparar para esse momento. Viver bem o Advento é desejar que Jesus seja parte da nossa história. Mais do que se preparar para as festas de fim de ano, viva intensamente o teu amor a Deus.