É tempo de ano novo! É hora de celebrar, de se despedir do ano velho, de deixar para trás tudo aquilo que não mais cabe. É tempo de reflexão, de ponderação e – sobretudo – gratidão. Deus nos brinda com a vida e, a nós, o dever de viver em sua plenitude.

Agradecer é um gesto nobre, singelo, mas cada vez mais necessário. Em tudo dai graças, é o que dizem. É de Deus que recebemos tudo o que temos, seja o alimento, a saúde, a força e a inteligência para trabalhar. É a Ele a quem voltamos nossa confiança e entrega, pois enfim em tudo há a mão de Deus.

A normalidade que tanto desejamos ainda não chegou, mas já desponta no horizonte sua chegada. Um ano de pedidos e desejos humildes: que a saúde se restabeleça na humanidade e que os lares se preencham do amor fraterno jamais visto. Sonhos mais ousados do que o ano que se encerra? Talvez. Mas já é hora de o medo se afastar e dar espaço para a verde resplandecente esperança.

Na fé inabalável de Santa Teresa de Calcutá se pode dizer:

“A confiança na Providência Divina é a fé firme e viva de que Deus nos pode ajudar e nos ajudará. Que Ele nos pode ajudar, é evidente, pois Ele é onipotente. Que Ele nos ajudará, é seguro, porque Ele, em muitas passagens da Sagrada Escritura, prometeu e foi fiel a todas as Suas promessas”.

O ano velho se esvai, e leva consigo tudo o que for dor, solidão, mágoa e ressentimento. O ano novo vem, trazendo somente o que é bom, justo e nobre. Soluções, respostas, abraços, sorrisos, liberdade, justiça, amor, paz e esperança. O que se quer? Um recomeço.

Para o novo tempo, que tenhamos o amor e a paz emanados do presépio atingindo nossos corações; até aqueles mais reprimidos se tornem mais benevolentes. É tempo de amor, de partilhar tudo o que temos, de multiplicar e dividir, de sermos mais – muito além – do que somos. Perdoar! Dar e receber o perdão como condição essencial para quem deseja um coração leve.

Que o Evangelho seja nossa bússola em cada dia deste novo ano. Que saibamos encontrar a felicidade na paz e no amor de Cristo. Que a caridade seja tão natural quanto o próprio respirar. Que a oração seja o plano de fundo de nossos pensamentos. Que Deus abençoe a todos e Sua luz clareie os nossos corações.

Que assim seja… Amém!

 

Felipe Caribé

Paróquia Santa Catarina de Labouré.

Arquidiocese de Maceió/AL.